Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 28 de agosto de 2010

A PEDIDO

Foi na cidade de Lageado, que revisando meus emails, encontrei um onde há duas homenagens ao nosso querido amigo que hoje com certeza está preparando suas pilchas para como sempre fez, cultuar, preservar e cultivar o bem mais querido que nós gaúchos possuimos, ''A NOSSA HISTÓRIA'', falo do sempre COORDENADOR DA 18ª. REGIÃO TRADICIONALISTA'', ITALMIR MALDONADO CHAVES, que nós deixou no dia 19 de abril de 2010, mas que permanece nos nossos corações. Este A PEDIDO é do seu filho Leandro, que pouco conheci mas que hoje para mim é o porta voz da familia. Leandro, creio que tu deves seguir os noticiários , as informações que principalmente são publicadas no meu blog e no blog Roda de Chimarrão da ZERO HORA, e se tens lido e acompanhado o andamento da carreta, com certeza já notastes que as abóboras estão se acomodando com o passar do tempo e logo logo elas estarão em seus devidos lugares e a verdade virá a tona, ou melhor ela já veio, pois para nós não há dúvidas a respeito dos acontecimentos que inclusive não foram os responsáveis pelo trágico acontecimento em tua família, mas que com certeza colaboraram e muito para o fim que teve. Meu amigo podes mandar sempre que quiseres qualquer assunto para este blog que publicarei com o maior prazer.


MANIFESTO

A cada dia que passa a saudade de nosso esteio familiar não diminui, só aumenta, pois só nós familiares sabemos a falta que esta pessoa faz em nossas vidas, onde cada dia nos dava bons exemplo, conselhos, amor ao próximo, tratando todos igual.
Nesta época quando o setembro esta batendo na porta, a saudade só aumentar, não porque é setembro, mas sim porque comemoramos neste mês a Revolução Farroupilha, dada magna deste Estado Altaneiro e, o nosso Italmir Chaves, quando se aproximava do setembro, como a primavera, brotava e contagiava ele e todos nós, a verdadeira Alma Farrapa, o amor a cultura gaúcha, que estava em seu sangue.
Mas, ao mesmo tempo que a saudade nos atinge, somos sabedores que ele nos deixou ensinamentos, exemplos e uma semente germinada no Movimento Tradicionalsita Gaúcho, a semente da responsabilidade, da honestidade, da humildade, da ética e transparência, mostrando para aqueles que tentam denegrir a imagem do nosso movimento, que é possível nos dias de hoje trabalhar e ser honesto em todos os atos.
Ficou em nós estes ideais semeados e a esperança de que em breve germinem, brotem e cresça dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e aquelas pessoas que estão tentando denegrir e se apropriar deste movimento, sejam afastados e se possível punidos dentro da lei.
Agradecemos a todos os tradicionalistas e verdadeiros companheiros dele, que estão e vão prestar Homenagem a esta Gaúcho que morreu lutando por uma só causa, o Movimento Tradicionalista Gaúcho.



Histórico de Italmir Maldonado Chaves


Em 26 de outubro de 1948 nascia no Município de São Gabriel mais um filho de Inocêncio Prates Chaves e Adelaide Maldonado Chaves, ITALMIR MALDONADO CHAVES. Cresceu entre a cidade e o interior do Município, da qual desde criança recebia como herança de seus pais os mais valiosos bens da vida, o respeito, a honestidade, a humildade, a educação, o amor ao próximo e acima de tudo a responsabilidade.
Ingressou nos bancos escolares na Escola Ginásio São Gabriel, passando pela Escola Estadual XV de Novembro vindo a se formar em Técnico em Contabilidade.
Aos dezoito anos foi chamado ao Exército Brasileiro onde chegou ao posto de Tenente R2. Casou-se aos 26 anos com Ana Maria Castro Chaves onde constituiu família, vindo a ter 3 filhos, Leandro Milene e Cintia Castro Chaves, que lhe deram 4 netos, Anna Julia, Eduarda, Nicollas e Gabriella.
Prestou serviço como Técnico em Contabilidade para diversas empresas de nosso município, além de desempenhar funções nas Prefeituras Municipais de São Gabriel e Santa Margarida do Sul.
Começou sua trajetória brilhante dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho no CTG Caiboaté, vindo a fazer parte da patronagem da Entidade. Na sequência, teve passagem pelo CTG Clarim Campeiro da qual foi capataz da Entidade, vindo junto aos seus companheiros de entidade sagrarem-se Bi-campeão da Reculuta Farroupilha Municipal, além de ser um dos integrantes da primeira Cavalgada Municipal da Chama Crioula em 1986.
Nesta época, os integrantes da Coordenadoria Tradicionalista Municipal vendo em Italmir um tradicionalista portador de todos os adjetivos herdados de seus pais lhe chamaram a fazer parte da CTM, ocupando cargos como Tesoureiro, Secretário, Vice-Coodenador até chegar ao cargo de Coordenador, eleito e reeleito.
Mas, como sempre foi simples e humilde, Italmir Chaves foi mostrando seu trabalho e conhecimento dentro das tradições gaúchas e mais uma missão foi lhe dada, de expandir seu trabalho para a 18ª. Região Tradicionalista, e de imediato, ocupou o cargo de Vice-Coordenador e um ano mais tarde, foi eleito Coordenador da 18ª. Região Tradicionalista, sendo até o momento, o tradicionalista de mais vez ocupou o cargo de Coordenador, chegando muitas vezes a dizer que estava cumprida sua missão dentro da 18ª. RT, mas, como sempre foi um tradicionalista e colaborador, a pedido de tradicionalistas das mais diversas cidades que compõem a 18ª. RT voltava atrás e retornava para coordenar nossa região.
Além de coordenar a nossa 18ª. Região Tradicionalista, Italmir Chaves participava assiduamente da prova de Tava na Festa Campeira do RS (FECARS), vindo a conquistar o título Estadual, da qual lhe deu o direito de representar nosso Estado na Festa Campeira Nacional, no Município de Pato Branco, Estado do Paraná.
Vendo que o novo município de Santa Margarida do Sul precisaria de uma entidade que coordenasse seus eventos tradicionalistas, fundou e de imediato filiou ao MTG a Associação Tradicionalista Margaridende (ATM), organizando e realizando a primeira Cavalgada da Chama Crioula e Semana Farroupilha naquele município.
Pelos seus serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, Italmir Chaves recebeu uma das mais altas condecorações do MTG, o troféu “João de Barro”.
Em 18 de abril de 2010, Italmir Maldonado Chaves, juntamente com seus colaboradores e companheiros de 18ª. Região Tradicionalista coordenou o seu último Encontro Regional de Patrões, na Cidade de Caçapava do Sul, Capital Farroupilha, onde com muita calma, serenidade e tranquilidade desempenhou pela última vez sua função de Coordenador em sua vida, vindo a falecer em 19 de abril de 2010, em sua residência no Município de Santa Margarida do Sul, deixando sua família órfã de um exemplo de esposo, pai, vô, sogro e acima de tudo de tradicionalista responsável e dedicado a cultura de nosso Estado.


VOLTA

To que nem o Mano Liva, ''TO VOLTANDO''. Ando louco de saudades dos pagos, já fazem 12 dias que ando cruzando pelo Rio Grande. Sim ,é uma verdadeira cruzada. Por onde passo, converso com os Tradicionalistas que tenho a oportunidade de encontrar e nessas conversas, faço alguns elogios a atual admnistração do MTG. Essas conversas, são acompanhadas de dois relatórios, um do Conselho Diretor do próprio MTG, eu o considero assim, pois se é de um Conselheiro Vice Presidente da FCG, é do próprio, portanto pelo que sei tem sido desconsiderado nas reuniões do mesmo Conselho, e segundo me informaram, os acusados querem reverter as acusações constantes nesse relatório. Sim eles estão agora acusando o acusador, mas usando o mesmo expediente que estão usando para o outro relatório, este último os acusa de malversação de verbas públicas, que era crime, mas parece que agora já não é mais. Digo isso porque vejo os acusados se manifestando e acusando os outros, mas as justificativas que deveriam dar para os dois relatórios,até o presente momento estamos esperando. No relatório da Semana Farroupilha do ano passado, entre tantas acusações, um Vereador de Porto Alegre os chama de enroladores, antí-éticos, sem vergonhas, maus caracter entre outras cossitas mas. No da Comissão da LIC, nas entrelinhas os acusa de não prestarem contas do dinheiro recebido na Semana Farroupilha do ano passado e por esse motivo nega a aprovação da captação de verbas para este ano. Os cara duras ainda têm o peito de e o descaramento de dizerem que vão recorrer. É claro que é um direito e eu gostaria que eles recorressem e ganhassem para mostrar ao Rio Grande que não devem nada. É isso que todos nós queremos, a verdade para que eu e todos os Tradicionalistas que se manifestam publicamente, ponham a viola no saco e fechem o bico. É O QUE ESTAMOS ESPERANDO.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ALERTA VERMELHO NO ACAMPAMENTO FARROUPILHA

Não foi possivel esperar até segunda feira, os acontecimentos atropelaram de uma maneira que fui obrigado a postar um comentário a respeito do título acima, título este que está no blog Roda de Chimarrão da Zero Hora. Pois hoje é um dia especial para mim, e para todos os que lutam contra os absurdos cometidos pela desastrada administração do MTG.Graças as autoridades do Gov. do Estado, foi barrado mais uma tentativa de usar o dinheiro público para fins obscuros . Não foi aprovado o projeto do MTG para o Acampamento Farroupilha. Não estou vibrando com isso, porque penso que quem deveria ser punido com certeza seriam os protagonistas das falcatruas que cometeram em nome do Movimento, mas agora estou otimista e penso que chegaremos lá e eles terão o que merecem. Mais o que importa na realidade é baní-los das funções que exercem, para que o Movimento com outra direção siga o seu caminho de respeito, glorias e preservação da nossa cultura e que jamais sirva como base de distorções.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AUSÊNCIA

Estou em viagem pelo Estado, voltarei na próxima segunda feira, onde com certeza terei novidades para postar. Até lá.

sábado, 14 de agosto de 2010

Visita Ilustre


Ontem foi um dia especial para mim, e a minha velha. Tivemos a grata honra de receber em nosso humilde rancho a visita do Jovem Conselheiro do MTG, Advogado de Cangussú, Fabio Mattos, firme na sua meta de conseguir alcançar o posto máximo no Tradicionalismo, o indio quer ser o próximo Pres. do Movimento e para isto não tem medido esforços em convencer as pessoas que o MTG PRECISA MUDAR. Mas uma mudança nas formas administrativas e de cunho social. Gostei, com esse gesto de vir conversar e tomar um chimarrão neste rancho, demonstra que o jovem realmente quer mudanças fundamentais no tratamento com as pessoas e Entidades. Sou da sua opinião e portanto defensor de sua candidatura. O MTG existe em função das Entidades e pessoas que delas fazem parte. Quero com este pequeno registro, desejar a esse Jovem pretendente a dirigir os destinos do Tradicionalismo no Rio Grande, muito sucesso em sua jornada, e ficaremos torcendo e fazendo o possivel para que ele tenha sucesso e chegue onde pretende.

domingo, 8 de agosto de 2010

SARAU - CAPOSAN


Nesta sexta feira, dia 06 de Agosto, realizou-se na Lancheria o Planeta, na Daltro Filho, um animado Sarau Poético, organizado pela CAPOSAN sob a direção da compententissima da Poetisa e Artística Plástica Amarina Prado e seu Staf. Nessa oportunidade, foi homenageado o nosso amigo, Poeta, Escritor e Declamador Velocinio Silveira, ocasião que foram recitados diversos poemas e poesias de sua autoria. Recebeu ainda diversos mimos oferecidos pelos presentes. O público presente foi agraciado com a apresentação pelo o homenageado, da sua obra prima em declamação ''Negra Serafina''. O evento foi abrilhantado pelo eficiente e competente violonista Regis Vargas, o que deliciou a todos com suas belas melodias soladas no violão. Destacamos ainda entre os presentes, o renomado cantor, músico e compositor aqui da terrinha, Adair de Freitas. Mesmo com o frio assustador, o público qualificado, lotou as dependências do local, mostrando que mesmo sem o devido apoio que gostaríamos de ter dos poderes públicos, a arte não mede esforços para sobreviver ao descaso de quem deveria preocupar-se com ela.
































quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sentinela



Essa é árvore que escolhi para lembra do meu grande amigo que partiu para outras querências. Querido amigo, sei que de onde estás, verifica todas as falcatruas cometidas aqui na terra e com certeza ajuda a clarear as ideias quem procura seguir o teu trabalho. Soube por linhas diversas que na 75ª. Convenção tradicionalista ocorrida neste fim de semana na tua cidade, fostes lembrado, não para enaltecer os muitos acertos que tivestes durante tua administração na 18ª. RT, mas sim para criticarem os teus erros e tripudiar diante dos teus familiares que estavam presentes, não foram capaz de respeitar a tua cidade, os teus amigos, os teus familiares, pelo contrário, fizeram questão de mostrar que eles estavam certos e que as atitudes de decisões tomadas por ti e pelos participantes da 18ª, foram as responsáveis pelas divergências e a revolta da 18ª contra os absurdos cometidos por essa administração ditatorial e desastrosa que vem acontecendo no MTG. É claro que tu sabes ou devem ter te informado aonde estás, que eles não prestaram conta conforme o prometido na ultima reunião do Conselho Diretor. Diziam que no dia 03 de Agosto, apareceriam as notas para justificar os gastos e comprovar que eles nada fizeram de errado, e que nos e que estamos errados em não apoiar o Movimento e que os que acusam pensam em denegrir a historia. Eu sei, tu sabes e o Rio Grande também sabe,que por muito menos os FARRAPOS, foram a guerra, guerrearam em defesa da honra, da dignidade e das falcatruas de então. Pois todos nós sabemos e tu também meu guerreiro, que muitos de nos por simplesmente discordar ou criticar as atitudes desses maus administradores, fomos para o Conselho de Ética ou então banidos do movimentos. Eles não querem adversários e nem querem criticas aos desmandos cometidos. Pois foi com satisfação e alegria e espero que tu estejas alegre também, hoje um comentário de um vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre, coloco os verdadeiros pontos nos is. Vou transcrever esse comentário para que todos aqueles que acessarem este blog , tenha a oportunidade de ler e ver que não é o Membro do Conselho Fiscal da 18ª. José Vilmar que acusa e promete levá-los as barras da justiça, é um vereador, eleito pelo povo da Capital que diz sem meias palavras, tudo o que gostariamos de dizer, mas muitas vezes nos calamos, temendo ser levado ao Cons. de Ética ou a justiça comum, como eles costumam fazer, eu já fui levado as duas cortes, não porque estive distorcendo a historia do nosso Rio Grande e sim porque penso que as acusações que pesam sobre eles, estas sim estão denegrindo a nossa história. Portanto meu grande amigo, de onde tu estiveres, fica tranquilo, que os dias que virão com certeza te trarao a tranquilidade de veres os acusados punidos e se culpados banidos do Movimento ou então de repente, provando que não tem culpa em cartório. Transcrevo abaixo o comentário de hoje no RODA DE CHIMARRÃO.
AUTOR:
ADELI SELL
HOJE, 3 DE AGOSTO, A TURMA DO MTG NÃO VEIO, NÃO TEM NOTAS, NÃO TEM PRESTAÇÃO DE CONTAS, SÓ TEM MENTIRAS E ENROLAÇÕES. VAMOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, VAMOS CONTINUAR DENUNCIANDO, OS CHEFETES DO MTG, MENTIRAM, NÃO TEM ESTATURA ÉTICA NEM MORAL.
ADELI SELL
VEREADOR
Foram chamados de MENTIROSOS, CHEFETES, ANTÍ-ÉTICOS E IMORAIS, quem disse isso, não foi a Coordenadoria de Tradicionalismo de Livramento, que segundo soubemos fomos taxados de um grupo de politiqueiros. Sim ,somos politicos, como nós faculta a Constituição Brasileira, tão políticos como são os diregentes atuais do MTG que desempenham cargos de confiança no Governo do Estado, e segundo me consta ser político não é crime, principalmente quando no desempenho da função, se tomem medidas corretas e não se envolvam em falcatruas ou uso da verba pública para outros fins.