quinta-feira, 30 de setembro de 2010
REFLEXÕES
terça-feira, 28 de setembro de 2010
DESAGRAVO
Estas fotos, foram o registro feito por ocasião de um reunião realizada no CTG Ponteiros do Rio Grande, no Núcleo da Associação dos Sub Tenentes e Tenentes da Brigada Militar nesta cidade. Esta reunião foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo e teve dois objetivos fundamentais, analisar os absurdos cometidos pela Organização da Semana Farroupilha desta cidade, entre eles a falta de respeito e consideração ao CTG supra citado, que foi desconsiderado e desrespeitado pelos Organizadores e ainda com a finalidade de tomar uma posição, enquanto Coordenadoria, a respeito
das Entidades não filiadas.
Ficou acordado que a partir de agora a Coordenadoria não mais aceitará atitudes que tenham o objetivo de desclassificar ou desestabilizar as pequenas Entidades, os patrões presentes, deram o aval para que a CMT tome todas as providências necessárias em relação ao assunto. Foram ainda obordados diversos assuntos, entre eles o lançamento oficial da 29ª. Campereada Municipal e Internacional, que ocorrerá no próximo ano, onde deverão serem acertados alguns compromissos que ficaram pendentes. Foi feito a comunicação aos presentes
do projeto da CMT, em realizar com a participação da Associação Rural desta cidade, o maior carreteiro do mundo a ser confeccionado por ocasião da campereada.As Entidades fizeram diversas revindicações que serão analizadas posteriormente. As decisões la tomadas, serão levadas ao conhecimento da Comissão Organizadora para que se posicione a respeito.
domingo, 26 de setembro de 2010
NÃO OS CULPEM, ELES NÃO O TEM
Publicada no jornal A Plateia desta cidade.
Custei a decidir-me por esta postagem. A tempos que penso em escrevê-la. O temor, ou melhar a certeza que atirarei pedras em mim mesmo, foi um dos motivos de tê-la protelado a sua publicação. Tenho andado pela cidade, observando, olhando, matutando com meus botões, analisando os prós e os contras sob o assunto, mas o certo é que não pude omitir-me. Já abordei este tema, seria covardia de minha parte, esconder-me atraz do anonimato. Portanto eis-me aqui sem querer ser o dono da verdade, expondo o meu ponto de vista sobre um assunto complexo, como complexo e subjetivo é o título do texto a ser abordado.Trata-se amigo leitor, dos páraquedistas que estão aportando em nossa aldeia. São tantos que merecem uma reflexão da nossa comunidade. Vi tantos nomes diferentes, estranhos, alguns que nunca tinham aparecido por estas bandas. Nomes totalmente desconhecidos para nós. Mas eles estão por toda parte, abrindo comitês por toda a cidade e com certeza mais uma vez vamos ficar a ver navios, sem representantes em lugar algum, tendo que voltar a pedir para os outros o que poderiamos pedir para nós mesmos. É um emaranhado de nomes e siglas que confundirão os eleitores menos esclarecidos. Com referência ao título desta matéria, refiro-me à dezenas de Santanenses que estão trabalhando contra a nossa cidade. Não podemos culpá-los, é um maneira honesta de suprir por um ou dois meses suas necessidades básicas, trabalhando para candidatos de outras cidades e regiões, que garimpam nossos votos usando nossos conterrâneos que no desespero da falta de um emprego, acabam sendo obrigados a fazer o que com certeza não desejariam. A falta de um representante nosso, faz com que todos nós na ânsia de trazer recursos para nossa comunidade, sejamos também obrigados a ir na Capital de chapéu na mão atraz de patrocínios, encaminhamentos de projetos e afins. Não podemos negar que muitos que aqui aportam, já nos ajudaram e muito. Só que nesta hora vem a cobrança, o que nós obriga a jogar contra o nosso patrimônio, fazendo com que este circulo vicioso repita-se de 4 em 4 anos com um resultado que todos conhecemos. Concluindo, faço um apelo aos eleitores, VAMOS VESTIR A CAMISA DO PST ( PARTIDO DE SANT'ANA DO LIVRAMENTO ), trabalhem, distribuam santinhos, etc... MAS NA HORA DO VOTO, APOSTEM NOS NOSSOS CANDIDATOS.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
2º Candieiro - CTG - Sinueldo do Pago
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
CTG PRESILHA DO PAGO
Aqui são dois povos.
Estas fotos, são da Agrupacion Tradicionalista de Rivera, Reclamo Pátrio. Não vamos em absoluto tentar dar exemplos ou camparações, na realidade, a cultura Uruguaia é totalmente diferente da nossa. São culturas e interpretações totalmente diferentes. No Uruguai é praticado um tradicionalismo sem frescuras, sem regras as vezes absurdas que são exigidas aqui no Brasil, isto não quer dizer que lá , eles não têm limites, claro que sim, eles mais do que nós tem um compromisso com a sua história que não é a nossa, mas devemos reconhecer que são muito mais autênticos do que nós. Eles praticam com muito mais autenticidade, mais verdades,
do que nós, mas esse fato é outro assunto. O que queremos registras são as suas acomodações realmente gauchas, com seus cavalos ao lado, seus consumos na volta, suas pilchas e apetrechos tudo ao alcance da mão. Enquanto nós no lado brasileiro brigamos para não andarem a cavalo no local, eles têm os seus cavalos ao lado do acampamento. É lamentável,triste de ver a situação do galpão Bi-Nacional, não tem nada, mas nada mesmo, então só resta aos turistas que vêm de fora, para ver algo que realmente se identifique com o tradicionalismo, tem que visitarem o Reclamo Patrio, onde vão encontrar algo para
contar ou fotografar, só que nada tem a ver com a nossa cultura, seria interessante se eles pudessem também levar algo da cultura Rio Grandense, mas infelizmente no nosso lado não tem nada. Para mim que participo há 14 anos da Fiesta de La Patria Gaucha de Tacuarembó, não há novidades porque galpões dessa estirpe lá existem muitos.
domingo, 19 de setembro de 2010
MTG - SOCORRO
Aqui em Sant'Ana do Livramento, um dos municípios mais gaúchos deste Estado, o MTG foi usado para intimidar, ameaçar e distorcer tudo o que ele prega. Um verdadeiro absurdo, nunca tinha visto tamanha ignorância. Pasmem, desde 2003 o desfile é integrado com a Entidades Uruguaias , mas este ano elas não foram convidadas como sempre foram para as atividades no galpão Bi-Nacional. Ameaçaram em nome da segurança, prender, recolher e tirar do desfile quem estivesse bebendo ou se portando mal. Isso sempre se fez sem prometer, ou dizer que iam fazer, pois a lei é clara, quem não respeita as regras do convívio social está sujeito às penas da lei.Nos 24 horas que tem em qualquer cidade, a bebida corre solta, madrugada a dentro e não vi em nenhum momento num órgão oficial a mesma ameaça e é contra a lei. Nunca vi tamanho disparate a respeito de não permitir menores de 12 anos desfilar a cavalo, quando em qualquer área campeira deste Rio Grande, meninos e meninas dos 3 anos em diante são mais habilidosos no lombo do cavalo que muito marmanjo.Estão conseguindo descaracterizar o que mais o gaúcho gosta. E ainda usam o nome do MTG para tomarem todas essa atitudes antipáticas e inconvenientes. Se alguém não se comportar que pague por ser anti-social, mas ameaçar de punir algo que não aconteceu é coisa de resquício do tempo da ditadura, onde tudo era empurrado goela a baixo, mas esse é o reflexo dessa administração desastrosa e ditatorial que está hoje no MTG, seguida por pessoas que pensam saber, que pensam que são líderes, que pensam que se eles não estiverem a frente as coisas não acontecem. E aqui lamentávelmente nós temos os donos da verdade, pessoas que se perpetuam no comando de algumas Entidades e não aceitam a participação espontânea e voluntária que quem realmente pensa em ajudar. A esperança é que o Congresso de Nova Petrópolis de um fim nesses verdadeiros ditadores e incompetentes. Outro fato que me preocupa além dos desmandos que estão acontecendo por aqui, é o fato de alguns galpões e CTGs estarem cobrando entrada das pessoas como se fossem bailões ou algo parecido, cobrar para visitar um galpão, jamais tinha presenciado ou assistido, pois aqui no garrão do Brasil estão usando essa prática, não sei se é certo ou errado, mas acho muito estranho e preocupante, porque se realmente a moda pegar, ai sim teremos tradicionalistas forjados que organizarão Entidades com um único fim: Sobreviver delas, mesmo também por aqui essa prática não é novidade, tem algumas que não tem patrão, tem donos.
sábado, 18 de setembro de 2010
HOMENAGEM
Aos 19 de abril de 2010 com a morte prematura do grande amigo e ilustre Coordenador “Italmir Maldonado Chaves”, a Região e o Rio Grande do Sul perdem um dos seus principais esteios.
O Patrão Supremo o chamou para enriquecer as tradições do universo, mas ao mesmo tempo empobreceu a equipe de bons aqui na Terra, que estão a lamentar SUS ausência.
Italmir marcou sua passagem no meio tradicionalista pela sua competência, sua seriedade, seu dinamismo e firmeza em seus atos, sempre primando pela honestidade e assim, conquistou amizades, simpatia e foi quem mais vezes coordenou a Região, sempre com apoio da grande maioria das entidades.
Nós e as Entidades Tradicionalistas de Caçapava do Sul que sempre fomos plenamente identificados com o Italmir e dele recebemos um grande legado de bons exemplos e uma inestimável prestação de serviços, não conseguimos ainda assimilar o que aconteceu. Resta-nos agora, que vamos realizar a primeira Semana farroupilha sem ele, prestar uma Homenagem partindo de sua última morada com a Chama Crioula e dizendo a seus familiares o quanto nós admirávamos o Italmir.
A Homenagem é sincera e de profundo agradecimento, mas como fazer, já que dos sentimentos humanos é o agradecimento, o de mais difícil expressão, pois por mais que pretendemos dizer do sentimento, jamais conseguimos expressar o que o espírito realmente possui. A língua é pobre para agradecer e o máximo que conseguimos, é a articulação de um vocábulo: MUITO OBRIGADO.
Muito Obrigado ITALMIR por tudo que fizeste por nossas entidades de Caçapava do Sul. Muito Obrigado pela grande amizade e o legado de bons exemplos que nos deu. Fique com a certeza que a amizade vai continuar com teus familiares.
Zeno Dias Chaves
Conselheiro Benemérito, de vaqueanos do MTG e patrão de Honra da 18ª. RT
José Carlos Pedroso Dias
Vice-Coordenador da 18ª. RT
CTG Sentinela dos Cerros
PL Guarda Velha
CTG Clareira da Mata
CTG Família Nativista
CTG Pampa e Querência
CTG Heróis do Seival
CTG Sentinela do Forte
CTG Ronda Crioula
Caçapava do Sul 07 de setembro de 2
2º Candieiro - CTG - Sinueldo do Pago
URUGUAIANA
Fui, Vi e Venci.
Sim fui a Uruguaiana, como havia postado neste blog. Vi e revivi minha trajetoria de guri, jovem , adulto e hoje na melhor idade.
Venci, sim realmente venci não no concurso em si, mas a oportunidade que tive por primeira vez apresentar-me no meu chão, na minha terra, junto com pessoas que foram guri comigo ou conheciam a minha familia, junto com meus familiares e especialmente com meu irmão Niwton Medeiros que me amadrinhou na poesia.
Na realidade, sentimos o peso da responsabili-
dade, meu irmão por ser a primeira vez que amadrinhava no violão um declamador, totalmente diferente das amadrinhações que nós frazíamos em gineteadas e falcatruas do nosso tempo de guri, e eu por ter assistido -minha poesia foi a última - no palco concorrentes de peso, verdadeiros declamadores e poesias realmente que tocavam o coração do público e com certeza dos jurados também. Eu apesar da experiência em concursos, parecia que era a primeira vez que declamava, nos ensaios não conseguia evitar os erros e esquecimento e isso me deixou tenso, verdadeiramente com medo. Num festival ou
concurso, a gente sabe que pode ganhar, mas o mais interessante para nós é a participação. Nesse aspecto eu estava muito feliz, mas ao mesmo tempo, num nervosismo que nunca tinha me acontecido, por temer decipcionar, minha familia, o público presente e em especial meu irmão que estava faceiro como ganso novo em taipa de açude. Quando chegou a sétima poesia eu não conseguia lembrar da minha, bateu o desespero, só que quando fomos chamados, me transformei, recuperei a confiança e lembrei de tudo no espaço de onde eu estava até o palco.
Me disseram e eu acredito que foi o nosso pai que estava ao meu lado, o que eu acredito, pois cheguei no palco e dei o meu recado. Para surpresa nossa, fomos aplaudidos de pé, pois a minha poesia falava de todos os presentes e a realidade do momento, os que ali estavam eram cria da região do Plano Alto e entenderam a minha mensagem.
Portanto fica aqui o agradecimento ao mano véio que me acompanhou e a todos os familiares que lá estavam e acreditaram na capacidade deste gaúcho. Parabens, ao Patrão Julho Teixera, aos
guris, Alemão Goulart, Eroildes Viçosa, que organizaram o evento, simples, sem luxo, mas que atingiu os seus objetivos, oportunizar um espaço tranquilo e salutar para que nós que escrevemos e declamamos tenhamos onde mostrar o nosso trabalho. Obrigado ao público presente, que nós acolheu e nós aplaudiu e fiquem certos que se o homem véio permitir, no ano que vem lá estaremos novamente com o mesmo entusiasmo e vontade de acertar e transmitir aos mais jovens bons exemplos.
Aos Uruguaianenses que acessarem este blog,
uma promessa, vou pesquisar e postar a história do dia 18 de setembro de 1865, quem sabe vamos tentar que o próximo trabalho seja em torno desse grande evento histórico, que foi a retomada da nossa cidade das mãos do Paraguaios. Obrigado à Dª. Tania - minha esposa - que sempre me disse que eu tinha domínio de palco e que no momento certo, saíria tudo bem, foi o que aconteceu.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
COMEÇOU A SEMANA FARROUPILHA
Iniciou hoje a Semana Farroupilha da nossa cidade, com alguns problemas, mas iniciou e isso é o mais importante. Não existe em lugar algum neste Estado, que se cultue a Semana Farroupilha como esta aqui de Sant'Ana do Livramento, nós somos únicos, só aqui o desfile entra em um outro País irmão, só aqui há essa total integração, só aqui o Governo Uruguaio, decretou feriado laboral em função desta festa, só aqui somos verdadeiros irmãos, só aqui o galpão bi-nacional fica entre dois Países, só aqui o gaúcho pode almoçar no Brasil e comer a sobresa no Uruguai, dentro do mesmo galpão. Pena que a vaidade, o
personalismo, a ignorância de certas pessoas que não tem a habilidade do trabalho em grupo, descaracteriza a integração de todos. Para não criticar, quero deixar neste blog as lindas fotos para quem o acessar veja a beleza da nossa região.
Com foto do piázinho e as bandeiras tremulando ao vento, não é preciso dizer mais nada.
domingo, 12 de setembro de 2010
Reunião almoço
sábado, 11 de setembro de 2010
SEMANA FARROUPILHA
Este ano, eu estava só olhando de fora as movimentações da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, tinha inclusive me planejado para passar uns dias desta festa em Uruguaiana, mas inesperadamente recebi um convite para fazer parte da Comissão que julgará o desfile temático deste ano. Como bom soldado, aceitei e me apresentei para conversarmos a respeito e formarmos a Comissão em si. Este ano o temário destaca os três aspectos principais, que serão OS IDEAIS, A CIDADANIA E A REVOLUÇÃO.Estes três temas foram subdivididos em 10 itens, que constam do seguinte: A VIDA EM FAMILIA - O
TRABALHO - A RELIGIOSIDADE -AS FESTAS - OS IDEAIS FARROUPILHAS - A APRESENTAÇÃO DOS LÍDERES - OS ESTRANGEIROS ENGAJADOS NA IDEIA REPUBLICANA - A REVOLUÇÃO E AS CAPITAIS FARRAPAS - A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E OS DESTINOS DE SEUS LÍDERES PÓS REVOLUÇÃO. Teremos 06 Entidades que se apresentarão com o desfile temático, são elas o CTGs Fronteira Aberta, Princeza Izabel, Sinuelo do Caverá, Presilha do Pago, Sentinela do Planalto e o DTG Lenço Branco. Nas fotos desta postagem, estão os componentes da Comissão Julgadora.
São eles os Professores Estaduais, Canabarro,Denise ,Catarina, o Historiador Edson e este que vós informa através deste blog. As fotos foram tiradas por ocasião da reunião para acertar os detalhes inerentes ao trabalho de todos, ocorrida na 19ª sob o a orientação da Prof. Teresa e o Sr Rui.
Mesmo tendo assumido este compromisso, estarei no dias 16 e 17 do corrente, defendendo uma poesia de minha autoria ''VELHA ESTÂNCIA num concurso organizado pelo CTG Sinuelo do Pago de Uruguaiana, minha maior felicidade é que serei amadrinhado pelo irmão Niwton
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
LIVRAMENTO PRESENTE
poesias do Estado
Os santanenses vão mesmo estar presentes por todos os palcos do Estado neste mês de setembro.
Além das classificações de várias músicas de locais nos mais diversos rincões e os poemas já classificados no festival Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório, os poetas de Livramento conseguiram mais um grande feito ao garantir três poemas selecionados para o mais novo festival do Estado o "Querência Amada", da cidade de Rolante.
No palco estarão representando a Fronteira da Paz os seguintes poemas: "Diferenças", de José Wilmar P. de Medeiros, na voz do atual campeão estadual do ENART, Fábio Malcorra, ao som do violão de Leandro Lopes Correia; "Resto de Safra", de Jorge Luiz da Rosa Chaves, interpretado por Cristiano Ferreira, tendo Gustavo Neto como amadrinhador; e "De Regalo - Romance Campeiro", de Cristiano F. Pereira, declamado por Neiton B. Perufo, também amadrinhado por Gustavo Neto.
O 1º Festival de Poesias Gaúchas: Querência Amada, será realizado no dia 15 de setembro de na cidade de Rolante, às 20h, nas dependências do C.T.G. Passo dos Tropeiros. A Comissão Avaliadora é composta por Wilson Araújo, Valdemar Camargo e Jéferson Rogério Valente de Barros.
O festival
“O Festival de Poesias Gaúchas Querência Amada é um concurso de poesia e declamação, cuja temática está identificada com o contexto sóciocultural do Rio Grande do Sul, abordando as diversas nuances poéticas que caracterizam a produção literária de nosso estado.
O evento integra um projeto cultural, desenvolvido pela SMEEC, Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Rolante, e em parceria com o CTG Passo dos Tropeiros, tendo por objetivos: integrar, através da poesia, a comunidade de Rolante ao Movimento Tradicionalista e Nativista do Rio Grande do Sul; divulgar a arte, a história, e a cultura do Rio Grande do Sul, através do verso; abrir novos espaços para poetas e declamadores”, conta o poeta santanense Cristiano Ferreira, atualmente radicado na caputal do Estado, e que percorre o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao lado de outros santanenses, coleciondo troféus e obtendo lugar de destaque entre os mais importantes poetas gaúchos.
O nome do festival é o de uma das música mais conhecidas de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, o homenageado com a nomenclatura do evento, ele que é o filho mais ilustre de Rolante, e não de Passo Fundo, como muitas pessoas pensam em função da música "Gaúcho de Passo Fundo".
Haverá premiação de 1º a 3º lugares entre poemas e declamadores e de 1º e 2º lugares entre os amadrinhadores.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
CHAMA CRIOULA
oportunidade, eternizado esse ato com uma placa de bronze e um monumento que permanecerá a frente dessa unidade, relembrando a quem por la passar a importância e a consideração a eles. Foram ainda, através do Decreto Municipal de nr 450/2010 declarados hóspedes oficiais do Municipio de Alegrete enquanto lá permanecessem, homenagem esta de iniciativa do Ilmº. Sr. Erasmo Guterres Silva, Prefeito daquela cidade. Se fez presente e usou da palavra enaltecendo a presença dos Santanenses, o Sr Carlos Humberto Vasques da Conceição, Vice Coordenador da 4ª. Região Tradicionalista e Pres
da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Alegrete, que no ato representava a Coordenadora Ilva, momento no qual ao usar da palavra, agradeceu o Grupo por ter escolhido o Alegrete, uma da Capitais Farrapa para fazerem ponto de descanso, incluindo com esse ato, uma maneira de cada vez mais integrar os gauchos, como determina um dos artigos da Carta de Principios do Movimento. Além da presença do Presidente do Grupo Vilmar Mautone e das autoridades já nominadas, também fizeram parte deste ato a Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Livramento, na pessoa do Sr
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
SEMANA FARROUPILHA
A lembrança, o trabalho, a personalidade, o tradicionalista jamais será esquecido por nós, pois em cada canto deste rincão, em cada querência deste Rio Grande ele plantou uma semente de amizade, prosperidade, companheirismo e acima de tudo de amor às tradições de nosso Estado.
Quando foi chamado pelo nosso Pai Maior para unir-se a ele em outra querência, nos deixou um legado de luta contra os irresponsáveis que tentam de todas as formas denegrir a imagem do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que mais tarde, não temos dúvida, vão ser punidos e se for o caso banidos deste que é o movimento mais lindo de nosso país.
Deixou-nos lembranças e desde o dia 19 de abril de 2010, são tantas homenagens que provam que o Italmir Chaves, nosso Mirinho, era humilde, sincero, honesto, responsável e querido por todos.
Homenagens que começou em Santana do Livramento junto a Campereada Internacional, onde os verdadeiros tradicionalistas daquele rincão fizeram uma bela homenagem a ele que, injustamente, foi desrespeitado por um dos irresponsáveis que comandam o nosso Movimento e, tentaram denegrir a imagem de um tradicionalista e de um Coordenador, mas só tentaram, pois os tradicionalistas da nossa Santana do Livramento, sabiam e sabem quem era e quem foi o Italmir e jamais deixaram que aquele absurdo acontecesse e o defenderam até os últimos dias de vida e continuam semeando os ideais de Italmir. A vocês de Santana do Livramento, o nosso profundo reconhecimento, respeito e agradecimento de coração.
Ao Grupo de Cavalgadas Sepé Tiarajú, de nossa São Gabriel, que presta desde o dia 28 de agosto quando conduzem de Itaqui a centelha da Chama Crioula uma Homenagem a Italmir Maldonado Chaves, chegando Dia 07 de setembro em nosso Município e mais uma Homenagem estarão prestando a ao nosso Ex-Coordenador, desta vez unidos aos tradicionalistas de Caçapava do Sul coordenado pelo Conselheiro Benemérito e Ex-Presidente do MTG Zeno Dias Chaves e de Santana da Boa Vista coordenado pelo Conselheiro do MTG José Francisco Teixeira, que estarão recebendo do GTC uma centelha desta Chama Crioula em frente ao túmulo deste tradicionalista no Cemitério Municipal de São Gabriel e iniciando a patas de cavalo uma cavalgada até seus municípios, lembrando em cada trecho os passos de Italmir dentro do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Ao Grupo de Cavalgadas Sepé Tiarajú, aos tradicionalistas de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista nosso abraço fraterno e muito obrigado pela homenagem ao nosso Italmir.
As homenagens não param e o Município de Santa Margarida do Sul também vai prestar sua homenagem a Italmir na Semana Farroupilha, a ele Italmir, que foi o fundador da Associação Tradicionalista Margaridense e adotou este município como sua querência e viveu junto a seus familiares até seu ultimo dia de vida, Obrigado Santa Margarida.