segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
ENCONTRO
Ocorreu ontem em Santana da Boa Vista o 140º encontro de Patrões da 18ª. Região Tradicionalista, região esta que envolve 11 cidades. O encontro transcorreu de maneira ordeira e traquila como é costumaz, foram debatidos diversos assuntos de relevante importância para a região e tomadas algumas posições a respeito de assuntos divergentes principalmente em Livramento onde ocorreram fatos sem o conhecimento e autorização da 18ª. Entre eles, ficou determinado que a busca da Chama Crioula de Livramento,será em sua origem, ou seja onde ela será acesa, na cidade de Taquara pelo Grupo Santanense de Cavalgadas que à 25 anos se responsabiliza por essa tarefa. Quanto a representatividade da 18ª em Livramento, foi rejeitado por unânimidade o atual representande e o definitivo e oficial da região, será escolhido por uma votação feita pelas Entidades filiadas, com a presença do Presidente do MTG e o Coord da Região, em data a ser marcada por essas autoridade, o que não descarta a possibilidade que seja a pessoa que hoje se intitula ser o dito cujo, mas que se for, terá que ser com o aval das Entidades filiadas e o apoio da comunidade. Foi apresentada uma proposição, que libera os municipios da região a busca da chama em Encruziliada do Sul, só para àqueles que assim o desejarem, sem interferir nos que desejam ir a Taquara.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
EMANCIPAR
Livrar-se do poder - paterno - governo - tutoria - tornar-se independente, libertar-se. Para não escrever bobagens, fui me aconselhar no amansa burros, para ter a certeza do que EU queria dizer. Pois na humilde interpretração, o TRADICIONALISMO desta cidade, emancipou-se, livrou-se da tutela da COORDENADORIA REGIONAL, pegou o freio nos dentes como diz o gaúcho, não aceita maneias, quer fazer o que bem entende, quer criar as suas próprias normas, suas próprias leis, enfim quer fazer a seu bel prazer. Ainda bem que este posicionamento, é de um pequeno grupo, que perdeu e perdeu feio no voto, mas pretende na marra, no peito, escorado nos milico como no tempo da dita cuja, impor uma liderança que não tem. Arrota sabedoria, como se os demais fossem uma cambada de ignorante e incapaz. Ensina o caminho, como se o que já foi feito ao longo de vários anos, fosse tudo errado e os que fizeram fossem uma cambada de imcompetente. Procura ser inteligente, no entanto nas entre linhas de seus discursos, acusa todos de denegrirem a nossa história, desrespeitarem, de não saberem nada e ele saber tudo. Quando ouvimos as colocações a respeito, entendemos que tudo o que foi feito está errado e ele é o caminho a verdade e o certo. Todos nós sabemos que é preciso mudar, adequar, modificar, alterar, inovar, mas sem ofender ou atingir a honra ou honorabilidade de quem quer que seja. Arrotar ameaças, criar leis sem respaldo jurídico é querer chamar problemas. As leis já existem é só executá-las. Se alguém andar à cavalo, borracho, por cima de calçadas ou pessoas, chame-se a Brigada e ela que enquadre o sujeito. Querer prender quem anda à cavalo por estar tomando uma cerveja em lata ou mesmo em garrafa, ou mesmo considerá-lo um mau elemento por esse fato é desconhecer a lei. Onde está o amparo jurídico ou legal para fazer essa proibição. Tem que chamar a atenção de quem abusa ou desrespeita, mas jamais emparelhar a todos por bobagens. Até porque o verdadeiro gaúcho sempre se escorou num bom trago pra combater o minuano ou as intempéries naturais. Borracho, bagaceira, sem respeito, abusado, tem em qualquer segmento social, o que é preciso isto sim, é separar o joio do trigo. Domingo, estaremos em Santana da Boa Vista, num encontro de Patrões, onde vamos empossar o Coordenador da Região Sr. Julio Saraiva nosso verdadeiro orientador e líder da 18ª. RT, este sim é quem deve ditar as normas e regulamentos na área tradicionalista inclusiva para esta cidade a não ser que ela tenha se emancipado e não nos comunicaram. E se lá for designado por esse Coordenador que o representante nesta cidade é o Sr.Y, X ou Z, serei o primeiro a aceitar sem restrições o nome indicado, mas na marra e no peito não, serei sempre contra, até porque no meu tempo de milico, que foram mais de 35 anos aturei muito desaforo, mas graças a DEUS, à 22 anos na reserva deixei de engolir sapos e não pretendo agora na idade que estou engolí-los.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
LAGO BATUVA
Este é o Lago Batuva, em pleno domingo, uma área explendida para curtir uma sombrinha, tomar um gostoso chimarrão ou uma geladinha. Uma área de tirar o folego nestas tardes de 36 graus à sombra. Aqui misturam-se brasileiros, Uruguaios e Argentinos. Uma autêntica área de lazer numa região de campanha. Por aqui, transitam cavalos e cavaleiros sem o mínimo conflito. Vamos torcer para que o poder público calce todas as ruas próximas para evitar a poeira. Ao fundo os cerros que estão se recuperando das grandes queimadas. Hoje andei por lá e fiquei surpreso com a falta de higiene de alguns usuários. As lixeiras estão espalhadas, mas o lixo também. É uma pena, tomara que com o tempo o zé povinho entre nos eixos.
COMENTÁRIOS
Fico feliz e contente quando vejo algum comentário do que escrevo. Gostaria que fossem mais, é sinal que alguém está lendo ou de vez enquando dá uma olhadinha no que escrevemos. Logo que começei a escrever, ficava apreensivo ao ver que ninguém comentava nada do que eu escrevia, me perguntava, será que alguém realmente lê? Mas depois com o tempo fui aprendendo que são difíceis os comentários em blogs, que as pessoas lêem, mas não comentam ou se abstem de posicionar-se. Para combater a minha insegurança, começei a olhar e ler outros blogs, blogs de pessoas de maior projeção social, jornalística ou política, vendo que nesses blogs, os comentários são muito raros. Na postagem que fiz a respeito da reunião que assisti sob os planejamentos da semana farroupilha, um internauta fez um comentário crítico a respeito da minha imagem. Segundo ele, estou tentando me promover ou me mostrar - se isibir - postando minhas fotos ou fotos minha. Analisei e cheguei a conclusão que ele tem razão. Realmente sempre coloco uma foto minha. Vou tentar explicar. Sempre coloquei a minha foto, no sentido de mostrar a cara, para que as pessoas vejam e saibam quem está escrevendo, no sentido de não me esconder em pseudos nomes que não identificam quem diz ou critica alguém. Vou aceitar a crítica e não colocarei mais a minha imagem. Vou procurar uma foto que se identifique comigo ou com o que faço ou digo sem ser necessariamente a minha foto. Mas para terminar, quero dizer que gostei da crítica, quem critica e coloca defeito nos outros, tem que ter a grandeza de analizar e aceitar os seus defeitos, defeitos esses que sempre são vistos pelos outros e nunca por nós mesmos. Obrigado por teres despertado em mim, algo que eu próprio não tinha percebido.
VIAGEM
A foto é exatamente o meio da viagem de Livramento a Porto. Está exatamente ou aproximadamente 250 km desta cidade e da Capital do Estado. A foto hoje não é minha e sim da minha picassa. Essa preta é caborteira, já me deu vários tombos, felizmente ainda não me quebrou, mas ela tem levado alguns golpes e quebrado alguns dos seus acessórios.Nesta viagem mesmo ela voltou de Porto toda esgualepada, arecém estou colocando-a em condições de pegar a estrada. Desta vez um entregador deu uma ré e quebrou o que foi possivel, parabriso, farol, faroletes, carenagem, baú, intortou um amortecedor e incircuitou o sistema elétrico. Felizmente eu não estava montado e ela estava estacionada. Mas fora disso, foi uma viagem tranquila, panorâmica e agradável. Só quem viaja de moto sabe o prazer e a beleza de um percurso nesse meio de transporte. Num carro tu admira a paisagem, numa moto, tu fazes parte dela. A volta não foi como o programado, mas correu tudo bem. Tinhamos a pretensão de ir a Porto, Sapiranga, Caxias, Lajeado, Santa Maria e Livramento, é claro que passando por todas as demais cidades que fazem parte dessa rota. Resumiu-se em chegar até Porto, ir a Caxias de ônibus e de Caxias a Livramento de carro. A moto, veio embarcada e já estamos projetando outras viagens enquanto o tempo é favorável. Desta vez vamos fazer uma pequena incursão por terras uruguaias. Colocaresmo algumas fotos, para aquelas pessoas que gostam de admirar lindas paisagens.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
A REUNIÃO
Ela aconteceu como estava marcada.Os assuntos não foram discutidos, simplesmente o Pres. falou, falou, ditou normas, prometeu muitas mudanças, muitas modificações, fez críticas, fez ameaças e quando foi contestado, na maior cara de pau encerrou a reunião. Eu penso que realmente tem que mudar, mas mudanças, se fazem gradativamente, dando no mínimo tempo para aquelas pessoas que precisam mudar, mas o que vimos e presenciamos, foi uma história de um lado só. Ele quer assim e quem não se adequar está fora. Fui milico por mais de 35 anos e nem no quartel eu vi tanto autoritarismo como o que presenciei nessa reunião. Eu não defendo a CMT e se a defendesse, não aceitaria as coisas como foram colocadas, teria me insubordinado na hora e trabalharia para ser ouvido e respeitado. O que eu tinha que contestar o fiz pelo caminho que achei o normal, oficiei ao Coordenador da Região e cabia a ele tomar as providências necessárias para corrigir o que penso estar errado, mas ai termina a minha participação no episódio. Se a minha reclamação vai ter algum efeito prático só o tempo dirá. Me disseram que quando me encaminhei para o lado do Pres. pensaram que haveria confusão, que absurdo, não esperem de mim agressões ou atos desesperados, sou firme na defesa das minhas idéias, mas jamais serei capaz de protagonizar algo além das palavras. Não tenho e nunca tive medo de defender meus posicionamentos e continuarei defendedo o que penso estar errado. Vou continuar a favor de mudanças, mas não aceito e não aceitarei que elas sejam na base do grito e da pressão. Ainda quero esclarecer aos que não me conhecem, NÃO SOU INIMIGO DE NINGUÉM. Sou contrário e continuarei sendo até que provem que estou errado.
domingo, 16 de janeiro de 2011
TRADICIONALISMO
Hoje vamos ter a primeira reunião da Comissão Permanente da Semana Farroupilha (CPSF) com o grande grupo. Temos novidades, sempre uma vassoura nova tem a pretensão de varrer melhor que a sua antecessora. O que chama a atenção nas notícias que temos lido a respeito do assunto, são as ameaças veladas nas entrelinhas. Pelo que entendi, tem um recado para o Grupo Santanense de Cavalgadas, segundo o porta voz ou acessor de imprensa da Comissão, o MTG ditou normas a respeito da chama Crioula, de acordo com a interpretação da nova direção, não é necessário ir a Taquara para pegar a chama, ela poderá ser trazida de lugares históricos do próprio Municipio. Esta história é antiga e todos sabem que a chama pode vir de onde o Municipio quiser, desde que seja com o respeito e a responsabilidade de quem o traz. Me chamou a atenção, nas entrelinhas é claro, não tem um posicionamento oficial ou qualquer coisa que o valha que diga que terá alguma mudança, mas como diz o velho ditado - gato escaldado, tem medo de água fria - eu já estou analisando essa Comissão querendo trocar ou mudar a história das cavalgadas aqui de Livramento. Aqui, Chama Crioula, nunca foi preocupação da Comissão. A Chama sempre foi e sou partidário que continue assim, uma responsabilidade desse grupo que há 25 anos traz a Chama de onde ela for acessa. O importante é que sempre e desde que esse grupo foi criado, ela com chuva, sol, frio ou qualquer tempo, sempre esteve à 09:00 hrs de todas as semanas farroupilhas à frente do Praça Internacional, pronta para a solenidade de abertura da Semana Farroupilha. Pensar em trocar é burrice e me parece que ao menos teria que ser consultado quem faz esse translado, antes de publicar qualquer opinião a respeito. Há também nas entrelinhas, ameaças de mudanças na condição das Entidades para terem o direito de desfilar, os cavaleiros não poderão andar pelo centro, as Entidades que não tiverem atividades todo o ano serão podadas, as que não tiverem CNPJ, não sei o que vai acontecer, o temático será diferente, enfim , há promessas de mudanças e ameaças de todos os lados.Gente, só em Livramento se vive nessa época, a valorização do homem-cavalo, que é um orgulho para esta região de campanha. Proibir essa atividade, linda, bonita, que é o expoente do tradicionalismo puro, proibir de podermos admirar, velhos, moços, moças, guris, gurias, em lindos representante da mais pura raça crioula desta região, teria que ser tachado como crime de lesa não a Pátria, mas lesa aos nossos costumes, as nossas origens, a nossa forma de vida, e a nossa forma de subsistência que vem do campo, com cheiro de pasto, de esterco e de puro nativismo que só aqui tem.Não ouvi ou li nada a respeito dos nossos hermanos que são parte dessa integração única, universal, mas caso realmente pensem em fazer esse tipo de mudança, temos que virar os arreios e não permitir que isso aconteça. Eu sempre me basiei na Carta de Princípios do MTG, para integrar, participar, ser solidário, ser parceiro, mas pelo que entendo ela está sendo usada para discriminar, desrespeitar, desconsiderar, ameaçar, punir. Assim eu entendo os procedimentos a respeito da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo que tantos serviços prestou e continua prestando ao tradicionalismo desta cidade. De repente pode ser porque ela foi quem organizou, o TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DE DAVI CANABARRO, DE PORTO ALEGRE PARA ESTA CIDADE, FOI ELA QUEM ORGANIZOU O 58 º CONGRESSO TRADICIONALISTA NESTA CIDADE, FOI ELA QUEM FILIOU OU AJUDOU A ORGANIZAR PARA AS FILIAÇÕES DO CTGs JAYME CAETANO BRAUM, ESTÂNCIA VELHA DA TRADIÇÃO, MOV. TRADICIONALISTA NASCENTE DO UBIRAPUITÃ, GRUPO SANTANENSE DE CAVALGADAS, DTG LENÇO BRANCO, E AJUDOU NA FUNDAÇÃO DE OUTRAS ENTIDADES, FOI ELA QUE ORGANIZOU E PARTICIPOU REPRESENTANDO O GOV. DO ESTADO NA CAVALGADA A MASOLLER,QUE HOMENAGEOU O GEN DE DUAS PÁTRIAS APARÍCIO SARAVIA,E AINDA É A ORGANIZADORA DO MAIOR RODEIO CAMPEIRO DESTA REGIÃO. UMA ENTIDADE COM ESSES SERVIÇOS PRESTADOS, NÃO PODE SER INDEVIDAMENTE ACUSADA DE NÃO EXISTIR. São exatamente, 04:33 minutos desta manhã de 17 de janeiro de 2011, momentos que antecedem a reunião da Comissão com o grande grupo, logo, logo, saberemos que rumos pretendem estes gajos dar ao tradicionalismo da nossa cidade, tomara não sejam verdadeiras minhas preocupações, que tudo não passe de um pensamento temeroso deste velho e se assim for e tomara que seja, teremos mais uma Semana Farroupilha sem sobressaltos.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
TRAGÉDIAS
É incompreensível os acontecimentos do dia a dia. A população serrana de Petrópolis e arredores, sofrem com as perdas em vidas nos deslizamentos que assolam aquela pobre gente. Eu tive a oportunidade de conhecer o Tietê no interior de São Paulo, é um rio enorme, caudaloso que corre entre vales no sopé da serra paulista, vi lugares onde ele tem mais de 500 metros de largura, muita beleza, realmente lindo. Em São Paulo capital, vi o que ele se transforma pela mão do homem, vira um pequeno córrego de não mais de 50 metros, encaixado em paredes de concreto. Quando chove no interior e o volume de água aumenta, ela não tem outra alternativa a não ser sair fora da caixa de cimento e invadir violentamente ruas, avenidas e casas que se situam em suas proximidades. É fácil entender os desastres que ocorrem, as tragédias e as perdas humanas nessas circunstâncias. O que não se consegue entender é que essas tragédias são periódicas e anunciadas, mas os governos independente de ideologias políticas não fazem as devidas prevenções para sanar os problemas e salvar a quantidade de famílias que são atingidas e dizimadas com essas cheias e deslizamentos. E pensar que aqui temos problemas. Na realidade os temos, mas jamais eles serão tão graves e avassaladores com os que assistimos diariamente neste País continente.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
O DONO DA VERDADE
Temos ouvido e lido pronunciamentos de pretenso líder que pensa em gerir um grande evento em nossa cidade. Quer me parecer que esse sujeito representa os demais. Não ouvimos ainda nenhuma manifestação dos outras pessoas, que se omitem e assistem sem se manifestar, posicionamentos radicais , ameaçando e prometendo inclusive cadeia como se fosse polícia. Para mim não é novidade esse tipo de posicionamento. O dito cujo pensa ser o dono da verdade, ainda bem que em tudo que ele se mete que envolva outras pessoas ele quebra a cara. É campeão para se adonar do trabalho dos demais. Nós já o conhecemos de longa data. Esse sujeito é muito chegado em milico, ainda bem que é paisano porque se chegasse a um dia vestir uma farda, meu Deus, ai sim ele seria um verdadeiro ditador na acepção da palavra. Teve alguns que acreditaram nas suas promessas e se deram mal. Inclusive chutaram quem os ajudou quando inciaram suas atividade. Hoje se lamentam em tê-lo seguido. Cuidem-se porque o dito cujo é campeão em comer e virar o cocho.Na sua biografia tem vários fatos que pesam contra suas fajutas administrações. Os laranjas que são usados por ele que se cuidem, porque quando quiserem apoio dos que verdadeiramente auxiliam, pode ser tarde. Ele inclusive é meio parecido com o Napoleão Bonaparte, mas não passa de um chico pansa barato, que usa suas artimanhas para enganar os menos esclarecidos. Mas geralmente esse tipo de lider, se mata por si só.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
AMARGO REGRESSO
Já estamos na contagem regressiva para o ano novo de 2012. Apressadinho ? Não. É que a fila anda e o tempo não para. Hoje, foram embora os últimos filhos, genros e netos. Cá estamos nós, tentando arrumar a casa que por 15 dias ficou pequena, não havia lugar para acomodar toda a turma. Foi agradável, partilhar com a gurizada uns dias de agito e brincadeiras. Mas também foi interessante para mim, observar e analizar o comportamento do ser humano. Não é fácil contentar a todos, eles mesmos sendo irmãos, reclamam na brincadeira com um fundo de verdade, o tratamento que nós dispensamos à eles, estão sempre achando que alguém é privilegiado, que o quarto do fulano tem mais espaço que o seu e por ai vai. Na realidade ainda persiste o ciúme dos tempos de gurís e isso nós faz feliz e tristes no momento da partida. A casa que era grande e vazia, por uns dias tornou-se pequena e volta novamente a ser uma mansão, onde nós velhos olhamos para os cantos e as lágrimas teimam em cair com saudades dos nossos entes queridos. Portanto, queremos que este 2011 traga para a nossa cidade, industrias, empregos, para que nossos filhos possam voltar a conviver em sua cidade junto de todos nós. Mas como isso não é possivel, desejamos aos nossos e a todos aqueles que necessitam sair, um retorno tranquilo e que continuem la onde estão, consenguindo o emprego e a sobrevivência que aqui não existe. Nós os velhos, vamos aguardar com saudade o próximo ano para tê-los novamente no seio da nossa família. Para finalizar, brindo-os com um poema, publicado no meu livro ReTalhos, que aborda esse tema:
A VIDA INICIA,
POR DIFÍCEIS CAMINHOS.
UMA LUTA TÃO ÁRDUA,
PRA FICARMOS SOZINHOS.
A CASA PEQUENA,
OS FILHOS CRIADOS.
TAMBÉM NECESSITAM,
BUSCAR SEUS ESPAÇOS,
A EXEMPLO DOS PAIS.
CHEGA O FIM DO ANO
OS VELHOS FACEIROS,
ESPERAM VISITAS.
SÃO FILHOS,
GENROS E NETOS.
QUE DOIS OU TRÊS DIAS,
AGITAM A CASA
EM GRANDE ALARIDO.
AOS POUCOS,
ELES PARTEM.
A CASA APERTADA
TORNOU-SE MANSÃO.
PEÇAS VAZIAS,
ESVAZIAM AS ALMAS,
DOS VELHOS ANICÕES.
SÓ FICA A SAUDADE.
DOS VELHOS QUE SÓS,
VOLTARÃO A ESPERAR,
O ANO QUE VEM.
PEDINDO AO SEHOR,
PRA QUE VOLTEM TODOS,
SEM FALTAR NINGUÉM.
Assinar:
Postagens (Atom)