Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ME ENGANEI

Não posso de maneira nenhuma deixar de meter a minha colher na polêmica que tornou-se a colocação de uma estátua de YEMANJÁ no lago Batuva. Sempre critiquei as autoridades santanenses por entender que nunca foram tomadas providências para que os religiosos de vários segmentos, tivesse nesta cidade seus locais para cultuarem suas crenças, independente de suas posições teológicas. Sempre pensei que quando tivessemos aonde extravasar nossas crenças, perderiam outros municípios, pois com certeza diminuiria excursões e outros atos do gênrero. Me enganei redondamente, a instalação da estátua de YEMANJÁ no Batuva, trouxe uma serie de problemas para a administração municipal, inclusive posições sob o meio ambiente. Não vou entrar no mérito da questão, até porque não sou praticante em nenhuma área religiosa. O que me surpreendeu sobremaneira, mas não sei se é certo ou errado, é o fato da YEMANJÁ daqui de Livramento, estar de costas para as águas. Sempre e todas que tive a oportunidade de conhecer estão olhando para o mar, rios e canais. De repente a nossa seguiu o que diz o nosso hino, aqui é uma cidade diferente.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ARABISMO

É claro que os entendidos em portugues e que já partiram, devem dar saltos na cova ao ler esta palavra. Ela não existe, mas eu a partir de hoje, sou o seu inventor. É uma mistura de arabes com abismo. Os governos e reinados ditatoriais do mundo arabe estão caindo como um castelo de areia. A voz do povo é a voz de Deus. Por lá se confirma o dito popular. Como eu gostaria de ver este exemplo concretizar-se aqui no Brasil, que apesar de ter terminado o regime militar, ainda permanecem alguns amantes do autoritarismo. E diga-se de passagem aqui na nossa terrinha que em seu hino diz ser uma cidade diferente, pois até nesse particular somos realmente diferente. Principalmente no tradicionalismo é o local onde se perpetuam os amantes do EU, esses não sabem o que é a palavra nós e o seu significado. Por aqui, nessa área, existem alguns mandantes de longas data. Minha esperança é utópica, mas quem sabe esses ares de liberdade de paises petrolheiros passem por Livramento e consigam apear do poder absoluto, uns e outros que não querem de maneira alguma deixar que outras lideranças mostrem suas capacidade. E o pior é que esses amantes do chavismo e moralismo por incrivel que pareça tem seus defensores.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONSEGUIMOS

É não foi fácil, mas conseguimos o que haviamos planejado. Provar que uma eleição tinha vícios e que com esses vícios elegeu alguém que não deveria ser eleito.Para felecidade do nosso grupo, eles não conseguiram identificar a nossa intenção, que não era outra provar que houve má fé na eleição contestada. Ontem com a presença de que acreditamos ter a responsabilidade de dirigir e organizar o assunto nesta cidade, atingimos os nossos propósitos. A partir do eleito ter aceitado concorrer novamente, caracterizou-se que a outra foi nula. Nunca contestamos a pessoa ou a sua capacidade, o que contestávamos era a maneira como ele chegou lá. Com inteligência, habilidade e muita esperteza, conseguimos não só provar a nossa tese, como descobrimos os meios usados para eleger que não tinha o direito de ser eleito. O resultado dessa nova eleição que foi feita, nunca nós interessou e nunca foi o nosso objetivo, o que queríamos e provamos foi os meios não convencionais como ele conseguiu, o resto agora é deixar o barco correr ao sabor de águas revoltas para ver se chega inteiro no fim da viagem. Segundo informações extra oficiais, ainda tem muita água para passar por baixo desse ponte e se ela está com os pilares abalados é um perigo desandar. Conseguimos tantas informações interessantes, que serão úteis para novos debates.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A REDENÇÃO

Segundo o amansa burros, redenção é quando a pessoa ou pessoas conseguem provar que algo não estava certo e que através dos caminhos legais conseguimos fazer com que aquele ou aqueles que estavam errados, sejam obrigatóriamente forçados a reconhecer tal fato. Pois eu consegui provar que um representante de uma instituição nesta cidade não era quem deveria ser. Através de uma eleição com erros grassos, este cidadão conseguiu se eleger, usando de subterfúgios nada convincentes para chegar onde queria. Pois não aceitei, recorri aos canais competentes da área e com o apoio de 85 % de quem atua nesse setor, conseguimos fazer com que fosse escolhido pelo meio legal a pessoa para usar esse cargo. Portanto, hoje será realizada uma nova eleição, onde será confirmada a nossa pretensão, temos o nosso candidato e o apresentaremos para ser o escolhido, mas se isso não acontecer, pelo menos provamos a ilegalidade do ato anterior. Na eventualidade da pessoa que se instituiu representante por meios duvidosos for eleita, o respeitaremos sem o mínimo constrangimento, o que queremos é que o ato seja legalizado, simplesmente isso. Mas tem o seguinte, se o dito cujo for candidato, prova que não era o escolhido conforme manda as regras do jogo. Para provar que a nossa tese estava certa, o jornal A Platéia de hoje, publica a reunião e o seu objetivo. Vamos aguardar a reunião para ver o resultado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

USOS E COSTUMES

No dia 30 de janeiro último, estivemos reunidos num encontro de Patrões na cidade de Santana da Boa Vista. Entre muitos assuntos que são discutidos nesses encontros, sempre defendemos que sejam respeitadas as características de cada Região. O tradicionalismo é um só em todo o Estado, mas não tem a mesma indumentária e costume, eles variam dependendo de onde estivermos. Nós aqui do garrão da fronteira, temos uma influência muito grande dos hermanos de ajá, os uruguaios que convivem juntos conosco nesta divisa sem divisas. Pois para justificar o meu pensamento e a postagem de hoje, coloquei esta foto para justificar meu posicionamento a respeito do assunto. Eu com algumas primaveras no lombo, nunca tinha visto homem usar guarda chuva ou sombrinha para abrigar-se do sol. Já vi homens de sombrinha na chuva, mas para o sol foi a primeira vez que vi. Pois em Santana da Boa Vista presenciei este fato, dois homens abrigando-se do sol com duas sombrinhas, ao notarem que eu estava fotografando, um deles fechou a sombrinha mas o outro continuou tranquilo. Não vejo nada demais, mas é uma característica nova para mim e digna de registro.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LAGO BATUVA


Finalmente aconteceu, num fim de tarde maravilhoso, a noite chegando e refletindo no espelho dágua do nosso harmonioso lago, inaugurou-se para gáudio da nossa comunidade, a imagem de YEMANJÁ, esparamos agora que começemos nos próximos anos em vez sair em excursões para externarmos a nossa crença, recebamos excursões de outras localidade para prestarem homenagem a esta imagem que foi lá colocada. Esperamos também que o poder público faça mais, o que fez ainda é pouco para atrair mais adeptos a esse local maravilhoso e acolhedor da nossa cidade.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CONTRAPARTIDA

Quem faz projetos, solicita apoios, patrocínios ou mesmo sem projetos ou apoios, conhecem bem essa palavra. Nós que atuamos ha muitos anos na área do tradicionalismo, conhecemos melhor que ninguém essa modalidade de ajuda. Na realidade, se te dou alguma coisa ou valor pra te ajudar, vou querer que em contrapartida, tu me dê um retorno em publicidade ou que ao menos meu nome seja divulgado ou citado no teu evento ou ato. Tem pessoas que ajudam mas querem o anonimato, mas firmas empresas ou similares sempre querem a suas propagandas vinculadas ao evento. Aqui em nossa cidade, muitos empresarios não entendem ou não querem entender por esse lado. Eles querem faturar, vender os seus produtos sem no entanto ajudar quem faz algo que traga lucro para eles. Como a nossa cidade até no seu hino diz que é uma cidade diferente, poder por aí a justificativa de tal ato. Quando iniciamos a nossa participação nas campereadas municipais desta cidade, lembro que no primeiro ano conseguimos uma participação de um grande loja que hoje está pedindo água ao governo, um patrocínio de R$ 500,00, enquanto uma ervateira de outra cidade, inciou sua participação com R$ 1.500,00, outras empresas que hoje faturam alto pelo grande acesso de sacoleiros e turistas, jamais quiseram siquer colocar em seus estabelecimentos nossos materias de divulgação. Chegavam as vezes receber mal nossos marqueteiros.Hoje há cinco anos dessa festa, mudou o visual, já temos empresas que participam juntas conosco, fazendo um troca de experiências e participação em nosso evento. Mas o que me fez postar este comentário, é que tenho um familiar ligado ao carnaval e ontem ele me pediu uma força pra carregar uns músicos e cantores para gravar o samba enredo de uma escola de samba. No trajeto, escutei o bate papo dos componentes deste grupo, onde um deles dizia da sua decepção com a lojas de Livramento, que não davam desconto em nenhum centavo nos materiais e objetos comprados para a festa. Uma realidade que infelizmente ainda acontece, mas com certeza essas lojas e empresarios ganharão com certeza durante não só no carnaval, mas em todos os eventos que aqui se realizarem. Portanto é preciso que esta cidade acorde para esse lado e participe mais, ajudando aquelas pessoas que com grande dificuldade fazem acontecer os fatos por aqui.