Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Quero agradecer aos meus seguidores e todos aqueles que aportam neste BLOG, por me darem a oportunidade de chegar tão longe e atingir a tantos com minha idéias, posições e comentários. Quero desejar a todos, muita saúde, felicidade, realizaçóes, sucesso e principalmente pedir a DEUS que nos permita em 31 de dezembro de 2012, estarmos aqui, comemorando e agradecendo as conquistas do ano que se inícia.


Ass. O Teatino

FIMDI

Trinta e um de dezembro de 2011, tudo pronto para as comemorações da entrada do novo ano. Os filhos todos já tinham chegado, com a exceção de um que não poderia vir por compromissos profissionais.Carros estacionados, camas por todos os lados, a casa um burburim só, gente entrando outros saindo, uns levantando, outros deitando, enfim um verdadeiro movimento de gente, que alegrava a todos. Era visível ver nos rostos, nas atitudes, a alegria, a satisfação, por ver todos ou quase todos juntos, o que é realmente difícil em qualquer família.Nem sempre é possível vir ou ir, sempre uns não conseguem. A alegria do juntamento, da falta de lugares, da falta de espaço, da desorganização, enche a todos de felicidade. Filhos, noras ,genros e até os netos, tirando sarro dos velhos, que não vestem como eles, que não estão bem informados como eles, que às vezes não conseguem ouvir os assuntos discutidos mas que mesmo assim são imensamente felizes por poder estar e sentir esses momentos. Na avalanche dos afazeres domésticos para estarem de acordo com as normas sociais para o fim de ano e início do ano novo, sempr falta alguma coisa e quem deve servir de mandalete são sempre os anfitriões, que devem de tudo fazer para satisfazer a todos. Foi nesse clima, que faltou algo e a lista foi feita para que ele fosse no mercado buscar o que faltava. Ele sem reclamar e até com muita satisfação de sentir-se útil, pegou o carro e saiu até com uma alegria interior, pois naqueles minutos ausente, sentiria um pouco de tranquilidade e calma para tentar colocar suas idéias em ordem. Eles, não entendem que quem vive já há muitos anos sozinho, acostuma com a solidão, com a tranquilidade de seu companheiro(a) e que nesses momentos de satisfação e alegria, também sente-se inseguro e intranquilo com o corre corre de suas tão queridas visitas.Chegando no mercado, lá o clima não era diferente, estava cheio, abarrotado de carros e gente, gritos, empurrões, ofertas, alto falantes com som estridente, enfim uma coisa natural nessas festas. Lá também enquanto comprava e conferia a sua lista , encontrou amigos e com eles foram trocados os cumprimentos referente a data. Após completar sua compra, passou no caixa e enquanto aguardava na fila, sentiu que deveria antes de pagar e guardar as compras no carro, tinha que passar no banheiro, sua bexiga já estava cheia e necessitava ser esvaziada. Saiu do caixa, entrou no banheiro, urinou, olhou o relógio e sentiu que tinha demorado muito, precisava voltar, certamente seria chingado por ter demorado.Ao sair do banheiro, viu que alguém tinha esquecido o carrinho com as compras na porta do banheiro. Pensou consigo mesmo, bota coragem entrar no banheiro e deixar as compras,mas não deu muita importância à essa observação, pegou o carro no estacionamento e dirigiu-se para casa. Quando chegou, quase todos perguntaram ao mesmo tempo: CADÊ AS COMPRAS VOVÔ ?

domingo, 25 de dezembro de 2011

É NATAL

Quero desejar a todos e todas, um Natal pleno de felicidade, saúde e realizações, vamos nos unir as comemorações e curtir esta data.

sábado, 24 de dezembro de 2011

CRIME

Encerra-se o ano de 2011 com um projeto já aprovado pela Câmara Federal e que passará pelo Senado no próximo ano, para que os Srs Senadores façam a sua escolha a respeito do assunto. Esperamos que nesse plenário, ele - projeto - seja totalmente discutido e jogado ao lugar que merece - a sexta... seção -. Pois o dito cujo - projeto - quer fazer uma interferência direta do Estado no ceio das famílias brasileiras. Penso que já existem leis que estão interferindo nas ações familiares, já temos o Conselho Tutelar, o Estatuto da Criança e do Adolscente, que proíbem qualquer abuso dos pais ou responsáveis com respeito a qualquer tipo de punição aos menores.Assistimos verdadeiras barbaridades e absurdos cometidos por esses ditos menores que na realidade, são verdadeiros bandidos e quando não os são, o bandidos os usam para cometerem uma série de crimes, baseados nas leis que os protejem demasiadamente.Pois agora, um Deputado Federal que não lembro o seu nome, criou, apresentou, tramitou e foi aprovado na Câmara, um projeto que vai proíbir que os pais, avós ou familiares mais próximos,possam dar palmadas nas crianças.Quem infringir essa lei, será um fora da lei, que nem os filmes de faroestes americanos. Pois eu fico pensando no meu velho que faleceu em julho do ano passado com 97 anos e em todos os outros velhos e velhas da sua época, que criaram seus filhos na ignorância, sem estudos, sem recursos, sem nada e que dessa criação surgiram tantos homens e mulheres dignos, honestos, trabalhadores, responsáveis.Será que eles a luz da história, foram foras da lei. Gente naquela época,surrar era uma maneira segura e a forma legal que os pais tinham para ensinar seus filhos, eu e meus irmãos apanhamos muito, mas felizmente todos nós somos pessoas responsáveis, honestas, formamos nossas famílias e hoje assistimos a nossos filhos seguirem o mesmo caminho.As leis são claras, se abusarmos desse poder de punição familiar, vamos ser responsabilizados, portanto vejo com tristesa que nós pais, não vamos ter mais o direito de punir, certamente essa punição será feita por estranhos, ou pelo próprio Estado, abarrotando as cadeias e centro de recuperações. NÃO A LEI DA PALMADA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Acusação

Após longos dias e noites de incertezas, após ter consultado amigos, parentes, visinhos, enfim consultei todas as pessoas que estão sendo atingidas com suas atitudes.Após essas longas reflexões, onde em muitos momentos tive dúvidas, insegurança das minhas ações, resolvi e hoje estarei indo diretamento ao PROCON desta cidade,''Livramento'' para fazer uma queixa formal e se não ficar satisfeito com os resultados, irei diretamente ao Pequenas Causas ou ao Ministério Público.No meu entendimento, é considerado crime, quem por atos ou atitudes, influencia ou condiciona o comportamento de outros, a fazer aquilo que não é do seu interesse.Pois Eu, aqui, do alto da minha sabedoria, acuso o PAPAI NOEL de crime de influência. Este velhinho que com sua risadinha hohohoho, quer dar uma de bonzinho, na realidade está fazendo eu pirar de tanto me recusar a pressão para comprar mais e mais presentes, para saciar a sua vontade incontida de me fazer ir ao comércio, quando na realidade não tenho a menor intenção ''dindin'' para atender os seus apelos intensivos.Ele com sua risadinha, contraria o que os economistas estão prevendo com a crise da região do EURO,que segundo os entendidos, essa crise acabará nos levando de roldão e esse veterano, pelo que me parece, não entende nada de economia e se formos no papo dele vamos ficar todos encalacrados, devendo pra todo mundo. Portanto por estas e outras EU o considero um mal para o nosso bolso, mesmo que para as crianças ele esteja com a moral em alta.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Natal


Natal é tempo de luz

De muita felicidade

De distribuir só amor

De esperança e alegria

Para toda a humanidade

Dezembro chega até nós

Com renovada esperança

É tempo de muita festa

De alegria e brincadeiras

Para todas as crianças

Presentes e integração

As famílias se encontram

Perdoam os nossos erros

Porque NATAL é amor

É tempo de alegria

De unidade familiar

Dezembro ensina Deus

A todos nós só amar

Sejamos todos conscientes

Pensando no nosso irmão

Independente da idade

O NATAL nós faz pensar

Somente com o coração.

NATAL é tempo de ter

Brinquedos e mesa cheia

Vamos pensar com amor

Naqueles que não tem ceia

domingo, 11 de dezembro de 2011

No arremate da transa

Estamos chegando ao fim, sim ao fim de 2011.Hoje estive na estância(2 ht)local onde recarrego as baterias e local também onde faço minhas instrospecções, nesses momentos, procuro analizar meus erros e acertos durante o ano que se vai.A expectativa de melhora a cada ano que finda, nos dá a esperança que tudo mude, mas a realidade é uma só, finda o ano, inicia o novo e quem é pobre continua pobre, a vida não muda praticamente em nada, mas faz parte da nossa vida social, ter e procurar passar aos familiares e amigos a senssação que algo vai melhorar e nessa esperança que estamos prontos para enfrentar o ano de 2012 sem ter medo do que prognosticou o filme do fim do mundo. Nada vai acontecer, a vida continuará o seu curso normal sempre foi assim e desta vez não será diferente. Tivemos na semana passada, o dia de combate a corrupção e logo no dia seguinte, o dia do palhaço. Penso que neste aspecto, palhaço somos todos nós que estamos vendo corrupção todos os dias, mas somos incapaz de tomar uma decisão para combater esse mal que assola nossa sociedade em especial aos políticos. Quanto a isso, tenho uma conficção formada, mas que lamentavelmente nunca vai se realizar. O dia que conseguirem acabar com as coligações políticas para alcançar o poder, ela acaba com certeza.Só que quem tem que tomar essa decisão, são os políticos, portanto esperar que eles trabalhem contra eles mesmos, será uma verdadeira utopia.Voltando aos preparativos para as festas natalinas, o que se vê é a mesma história, comércio, comércio e mais comércio, pensamento cristão só no bolso de quem se locupleta com essas datas.Assiti um amigo gastar R$ 45,00 só em luzes para enfeitar a sua residência, ficou muito bonita, mas tenho certeza que com esse valor, no mínimo três famílias da nossa periferia conseguiriam fazer a sua ceia de natal.Eu pelo menos, colaborei involuntáriamente ao jogar no lixo as compras que fiz para ir para a estância...hehehe. Fazer o que, a vida é assim, tudo transformou-se de tal maneira, que é muito difícil alguém se preocupar com quem não tem, eles ou nós temos e quem não tem que se lixe.Mas de qualquer maneira, são datas que aproximam e unem às familias e os amigos, de repente só por esse fator, vale a pena comemorarmos a data com galhardia, UM FELIZ NATAL A TODOS.Vamos torcer para que o 2012 seja um ano de realizações para todos nós. BOAS FESTAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coisas da idade

Nós temos uma fazenda ( 2 hectares ) à vinte kms da cidade e todos os fins de samanas costumamos passar no campo ( Vila de Palomas ). La recarregamos as baterias para enfrentar os percalços do dia a dia.Estamos lutando com a seca e as formigas para salvar algumas mudas de árvores frutíferas plantadas. Mas o que me leva a fazer esta postagem, foi a falta de atenção acontecida no último fim de semana. Sempre quando vamos, levamos o mínimo necessário para que dois veteranos ( eu e a minha véia ) possamos curtir realmente o ar da campanha e a tranquilidade la existente.Desta vez não foi diferente, fizemos as nossas compras que ficaram na sala pronta para serem colocadas no carro. No dia anterior fui severamente advertido para que não esquecesse de colocar o lixo na lixeira pois era dia de coleta. A ordem que me foi dada ainda veio com uma recomendação insistente, coloca o lixo amanhã antes de saírmos, para evitar que os cachorros rasguem os sacos de lixo e não esquece de tirar o lixo aqui de dentro como tu sempre faz, depois quando a gente volta, não se aguenta o mau cheiro dentro de casa.À noite eu estava na net e minha velha olhando novelas, quando decidi me recolher, mas antes resolvi antecipar a ordem recebida, pensei que seria mais seguro colocar logo o lixo pra fora e evitar perder o horário do caminhão(07:30).Desconfiei da quantidade de lixo que tinha dentro de casa, mas sem prestar a atenção devida, acabei colocando todas as compras destinadas ao nosso fim de semana em campanha, como se lixo fosse. Tranquei todas as portas e deitei em berço explêndido.Quando ouvimos o motor do caminhão do lixo, fui questionado: Colocastes todo o lixo na rua? Sim, inclusive o que estava aqui dentro.Quando levantamos e começamos a carregar o carro, a casa caiu. Cadê as compras que estavam aqui? Não é necessário colocar aqui, os elogios que recebi da minha esposa, além de ter perdido R$ 76,00 que realmente foram jogados no lixo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cuentos da Caserna

O CORNETEIRO
Quem foi militar ou mesmo os civis, sabem a função do corneteiro.Conheci muitos em minha vida de milico na Marinha e na Brigada Militar do Estado. Eles eram figuras importantíssimas no contexto da função militar, hoje mudou muitas coisas, o modernismo e o avanço tecnológico, propiciou inclusive corneteiros virtuais.Mas lembrando desses profissionais, me veio a memória um em especial que conheci no 2º Regimento de Policia Montada aqui em Livramento-RS. Este, tinha as suas qualidades entre elas o acúmulo de gases intestinais e a facilidade com que os expelia. Era um homem grande. meio parecido com o Cadeirudo, personagem de uma novela, das tantas que olhamos para agradacer nossas cara-metades.Este rapaz era oriundo de campanha, portanto não era chegado as modernidades da cidade. Inclusive costumava dizer que tinham inventado a bobagem da tal planta da mamona, planta essa que ele conhecia desde guri, quando a folha desta planta substituia o papel higiênico, raro naqueles tempos.Sempre que podia, aliviava suas necessidades biológicas campo a fora, o que lhe ocasionou sérias complicações.Pela manhã quando expelia seus gases intestinais retidos durante a noite, ninguém ficava por perto. Inclusive certa feita ele quando tocava a alvorada, aproveitou  o barulho da corneta para aliviar-se, mas não percebeu que o oficial de dia estava em sua retaguarda. A autoridade, um aspirante recém saído da Academia, louco pra mostrar serviço, lascou uma parte circunstanciada, cuja punião foi ser repreendido em meio a seus pares na leitura do boletim.Mas o fato que marcou sua trajetória na caserna, foi quando ele numa manhã de agosto, terminou de tocar a alvorada, largou a corneta e se foi ao banheiro, la chegando sentou no vaso e deu vasão aos seus intestinos.Ouviu-se um estrondo que mais parecia uma daquelas bombas rojão que a gurizada gosta de soltar em baixo de uma lata.O quartel que com o toque de alvorada, começava a movimentar-se, parou e os que estavam mais próximo se dirigiram ao banheiro e quem la estava saltou fora das privadas para ver o que havia acontecido.No IPM( inquerito policial militar ) que foi instalado, ficou provado que a pressão foi tão grande, que não havendo para onde sair o ar, o vaso nao aguentou e rachou ao meio