terça-feira, 29 de outubro de 2013
O QUE FAZER ?
É difícil responder esta pergunta, quando vemos e lemos os absurdos cometidos pelos marginais e vândalos espalhados pelo País, com a única e exclusiva finalidade de quebrarem e depredarem o patrimônio público e privado. O início antecipado da campanha política para a troca ou a permanência da autoridade máxima do Brasil, facilita a vida dos agressores.O fim de tudo isso, só Deus sabe.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
sábado, 21 de setembro de 2013
GINETEADA
Gauchada, te esperamos amanhã na chácara da Prefeitura para curtir, laço na vaca mecânica, mateada e a final da gineteada no aporreado. A partir da 9 hrs estamos te esperando. Pega a familia, churrasco e vai passar o dia conosco.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
20 DE SETEMBRO
A Semana Farroupilha foi atípica para mim, primeiro a chuva e o frio que me prendeu em casa sem ir a nenhuma Entidade e quando resolvi sair na quarta, uma janta me tirou do ar. A comida estava muito boa, mas o olho grande me detonou. Comi demais, estranhei o tempero. Resultado, mesmo com um balde de carqueja, permaneci mal o resto da semana. Ouvi pelo rádio, olhei alguma coisa na TV, mas não é a mesma coisa. Só ouvi bons comentários, elogios aos Organizadores, fica aqui minhas congratulações a Comissão. Segui de perto a disputa com Alegrete, pelo que sei neste particular eles nos deram de relho e ainda fica uma sugestão para Comissão Organizadora, devem reunir-se imediatamente, não para analisar o desfile e sim para descobrir como eles consegue com o dobro de cavalos, desfilar em menor tempo. A nossa Aqui foram 4.932 num desfile de aproximadamente 06 hrs e lá o dobro de cavalos e levaram mais ou menos 4 hrs. Onde está o erro? Certamente na inverdade e na falta de transparência na contagem deles.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
DESRESPEITO
Mais um vez a estátua do Almirante Tamandaré - Patrono da Marinha de Guerra do Brasil, na av. que leva o seu nome, voltou a ser local para depósito de lixo. Sem culpar o Poder Público e sim os comerciante próximos que descaradamente, desovam seu dejetos desrespeitosamente.
domingo, 15 de setembro de 2013
AS HISTÓRIAS DO NICÁCIO
QUERIDOS AMIGOS, HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL PARA MIM E MEUS
FAMILIARES, ACABEI DE CONCRETIZAR MAIS UM SONHO, EDITEI ATRAVÉS DO CLUBE
DE AUTORES, MEU SEGUNDO LIVRO. ESTE TRABALHO LITERÁRIO, PODERÁ SER
ANALISADO E ADQUIRIDO ATRAVÉS DO SITE: www.clubedeautores.com.br/book .
CONTO E SOLICITO O APOIO DOS AMIGOS PARA A AQUISIÇÃO,DIVULGAÇÃO E COMENTÁRIOS NO SITE.
DENTRO DE TRINTA DIAS JÁ TEREI EXEMPLARES COMIGO PARA OS INTERESSADOS. JÁ ESTOU ORGANIZANDO E ESTAREI EM BREVE FAZENDO OUTROS LANÇAMENTOS. ENCAMINHE ESTE E-MAIL A SEUS AMIGOS VIRTUAIS.
QUERO AGRADECER A DEUS, MINHA ESPOSA, FILHOS , FAMILIARES E AMIGOS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA FAZEM PARTE DESTA CONQUISTA.
UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS.
JOSÉ VILMAR DE MEDEIROS
VÁ LÁ E FAÇA O SEU COMENTÁRIO.
CONTO E SOLICITO O APOIO DOS AMIGOS PARA A AQUISIÇÃO,DIVULGAÇÃO E COMENTÁRIOS NO SITE.
DENTRO DE TRINTA DIAS JÁ TEREI EXEMPLARES COMIGO PARA OS INTERESSADOS. JÁ ESTOU ORGANIZANDO E ESTAREI EM BREVE FAZENDO OUTROS LANÇAMENTOS. ENCAMINHE ESTE E-MAIL A SEUS AMIGOS VIRTUAIS.
QUERO AGRADECER A DEUS, MINHA ESPOSA, FILHOS , FAMILIARES E AMIGOS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA FAZEM PARTE DESTA CONQUISTA.
UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS.
JOSÉ VILMAR DE MEDEIROS
VÁ LÁ E FAÇA O SEU COMENTÁRIO.
sábado, 14 de setembro de 2013
CIDADE DIFERENTE
Pensei que havia encerrado o período de exceção, do direito de ir e vir das pessoas. PERGUNTO: Em que histórico de ocorrências as autoridades desta cidade, basearam-se para sentir a necessidade de um '' DECRETO'' ,proibindo o deslocamento de pessoas a cavalo no centro da cidade ? Qual a necessidade desse ''DECRETO'' se já temos leis para coibir atitudes antissociais. Qualquer pessoa que andar a cavalo pelas calçadas, colocando em perigo os transeuntes, invadindo a privacidade do outros é passível de ser abordado e se necessário responsabilizado por tal atitude. Esse ''DECRETO', mais uma vez nos torna diferentes. Em que cidade do Rio Grande do Sul houve atitude semelhante? Me parece que ainda existe saudosistas de tempos passados, onde não tínhamos o direito de contestar nem reclamar nada. Segundo o que está posto nos meios de comunicações da nossa cidade, quem infringir ou questionar tal determinação, será sumariamente punido sem direito a defesa, porque no meu entendimento me parece que aqui não temos advogados, não temos direitos.Aqui nunca houve um acidente entre cavalos e carros a não ser há alguns anos atrás , onde um menino perdeu a vida por imprudência, mas isto, fora do centro, num trevo de entrada da nossa cidade. Gente, já tivemos o aquartelamento dar reuniões no ano passado, não permitiram os gaúchos a cavalo demonstrarem o seu civismo no encerramento do desfile da Semana da Pátria, temos a restrição dos homens a cavalo em ruas da nossa cidade na Semana Farroupilha, qual será a próxima proibição? Deveriam restringir os horários no centro da cidade, mas sem a necessidade de um '' DECRETO '' ameaçador, que nos lembra tempos que não devem jamais serem lembrados. Somos uma cidade da região de campanha e nos orgulhamos desses gaúchos que pilcham e montam bem, esses os ordeiros, não merecem tal tratamento, pelo contrário deveriam serem incentivados a dar um visual turístico numa cidade que quer ser um polo do turismo rural desta região. Em Rosário do Sul é comum ver cavalos atados nos canteiros da ruas centrais, onde seus proprietários fazem suas compras no comércio da cidade. Aqui se isso acontecer certamente as punições serão mais pesadas.Para encerrar, o que mais me surpreende,é que o governo que instituiu tal determinação é o mesmo que em anos anteriores lutou tanto contra esse tipo de lei.
José Vilmar de Medeiros
RG 7059646005
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
NOVOS TEMPOS
E como mudam. Em outros tempos que nem vão tão longe, eu era um gaúcho autêntico, entusiasmado, vibrante, participativo, enfim reunia todas as características de um gaúcho verdadeiro. Nascido e criado num galpão, conhecedor de todos os afazeres do meio rural, é claro que bem diferente do atual gaúchismo, que deixa muito a desejar. Procurei ser moderno e ainda procuro, para não me atravessar contra as mudanças advindas do novos tempos. Mas não aguentei, amoleci, me desgostei, fiquei contrariado e acabei desistindo. Tive bons cavalos, bons aperos, hoje já não tenho mais nada, inclusive perdi aquela alegria que contaminava quando chegava a Semana Farroupilha. Os motivos foram muitos, que não vale a pena numerá-los. Quando hoje vejo, Secretário, Radialistas, Autoridades, que apesar das patentes que ostentam não sabem nada, mas que têm o apoio de quem deveria contestá-los, todos esses fatos foram a gota d'água para a desistência e o total afastamento.
domingo, 8 de setembro de 2013
Desfilei em Porto Alegre no 7 de setembro de 2013, tive a oportunidade de recordar e reviver momento não esquecidos mas sim guardados com muito carinho no fundo do meu coração. Foi algo especial que serviu para mim rever conceitos e analisar atitudes, com certeza tomarei providencias para ficar mais perto da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - Região Sul, da qual sou um dos fundadores. Pena que a distância não me permita ajudar o meu colega e amigo Sergio Bottaro seu Presidente. Vou analisar como farei para dar o meu quinhão de participação nesse. Parabens ao Presidente e meu agradecimento por ter me dado a oportunidade de participar do desfile deste ano.
Há momentos que podemos considerar especial.Dentro desta consideração, passei por momentos especiais neste início de setembro. Com o objetivo de desfilar pela Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, fui sexta feira dia 06 de setembro pernoitar na casa do meu colega e amigo Ayres Jardim. Servimos juntos por três anos no Grupamento de Fuzileiros Navais em Uruguaiana. Passamos uma tarde e um pedaço de noite conversando e recordando atos e fatos de todo esse período. Foi muito gratificante. É um grande amigo e uma pessoa muito especial na minha trajetória como Fuzileiro Naval. No dia seguinte teríamos mais oportunidade de conversar e confraternizar com outros colegas Veteranos. Nas duas fotos aqui postadas, registram a nossa tranquilidade e o prazer de estarmos juntos para um diálogo proveitoso.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
AVENTURAS
Cordilheira doa Andes
Pois é exatamente o que estamos planejando, eu e o meu mano NIWTON, popular Urtigão, cansamos de ser peão caseiro, mandado pelas nossas mulheres, motoristas particulares, desaguadouro das mágoas domésticas.
Motivo pelo qual estamos projetando uma viagem pela Cordilheira do Andes, paisagens lindíssimas e uma das mais exóticas regiões do continente da América Latina.
Ontem, 20 de agosto, fiz o convite, que foi aceito de imediato e agora passamos a planejar como fazer. Já está definido que queremos novidades, vamos fazer uma volta no sentido contrário aos ponteiros de um relógio.
Isso quer dizer, que sairemos de Paso de Los Libres em direção ao noroeste da Argentina e entraremos no Norte do Chile, assim que tivermos a rota certinha vamos divulgar todas as localidades que passaremos.
Fica aqui o convite para que os seguidores deste Blog nos acompanhe, pois estaremos divulgando todo o trajeto com fotos e comentários a respeito dos lugares que passarmos.
NOS AGUARDEM
sábado, 3 de agosto de 2013
LEMBRANÇAS
No meu entendimento, fomos redondamente enganados pelo clima deste inverno. Depois de achar que já seriam guardadas as roupas pesadas, o frio retornou com muita chuva, trovoadas e água. Lembrei-me de minhas andanças pelas Cordilheira dos Andes alguns anos atrás. Eu penso que por aqui a diferença é muito pouca, só não temos montanhas, neve e gelo, mas temos o vento frio, as temperaturas baixíssimas. Mas se analisarmos melhor, neve este ano tivemos bem próximo daqui. Portanto, estamos já acostumados. Para mim o frio começa a incomodar quando a temperatura está lá pelos 2 ou 3 graus, aí sim a coisa se complica. Hoje ela esteve la pelos 9 graus durante o dia, mas o vento e a umidade, deixam sempre sensação
térmica mais baixa
domingo, 21 de julho de 2013
ROTEIRO GELADO
Na sexta feira dia 19 do corrente, eu minha e véia, saímos de Livramento às 07 : 00 h com uma temperatura de 0º grau mas a sensação térmica de -2. Passamos por Rosário do Sul, Cacequi, São Vicente, Jaguari, Santiago, pelas Vilas de Unistalda, Nazaré e Brites e chegamos a São Borja, onde passeamos e posamos. Nesse passeio, voltei ao antigo quartel do Fuzileiros Navais, hoje sede da Polícia Federal. Fomos recepcionados por um insp Federal, que gentilmente nos mostrou todas as dependências do atual prédio.No sábado saímos de São Borja, visitamos a cidade de Itaqui e nos dirigimos a Uruguaiana, pernoitamos na casa de familiares e no domingo, disparamos do frio de volta a Livramento, passando por Quaraí. Um curto,mas ótimo passeio. Chegamos às 17:00 e agora estamos curtindo a felicidade de estarmos em casa. Apesar de termos sido muito bem tratados nesse pequeno tur, nada como gozar as delícias de um lar bem constituido.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
CONVITE
Atenção gauchada, amanhã o Enio Medeiros e seu bandonion, estarão no Jornal do Almoço e 28 deste no Galpão Crioulo, até que chegou a sua oportunidade
sexta-feira, 28 de junho de 2013
VISITA
Estaremos recebendo hoje, na sede do Movimento Nativo Coxilha de Santana, no Sindicato Rural desta cidade, o Presidente da Federação Gaúcha do Laço, movimento recém criado pelo Presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Quadros Vieira. Ele estará conversando com os laçadores e organizadores de rodeio da nossa cidade a convite da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo. O objetivo dessa reunião, é conhecermos as idéias e os motivos que o levaram a criar essa Entidade. Há grande possibilidade de nos associarmos a essa Entidade se de repente sentirmos que nossos interesses são comuns, e ainda tenho a intenção de propor ao Sr Cleber, que sejamos seus representantes nesta região.
domingo, 23 de junho de 2013
OS EXTREMOS
Bem, os extremos sempre foram perigosos,como toda a unânimidade é burra. Também devemos considerar que a pior de qualquer democracia é sempre preferíve que uma ditadura. Portanto, neste momento que todos protestam por alguma coisa, sem um uniformismo nas reinvindicações, o que demonstra a falta de uma liderança unificada, sobra pra todo mundo. Mas tem um setor que vem periódicamente e insistentemente sendo criticado,o que demonstra a insafisfação dos seus seguidores com os rumos que tomou o tradicionalismo.Posto para que os leitores interpretem a suas maneiras, o desabafo da trovadora Tetê no blog do Giovani Grizotti.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
NOVOS RUMOS
Custou mas aconteceu. Eu, isoladamente tenho divergido muito dos rumos radicais que tomou o tradicionalismo . A Intensão pode ser boa, mas as pessoas que pensam serem os donos da verdade, seguiram por rumos diversos do direito de cada um, conforme assegura a nossa Constituição Brasileira. O previsil aconteceu. Penso que esse foi o primeiro passo de muitos que surgirão a favor da nova era que se aproxima. Não se admite que num País que viveu anos e anos sob o regime militar e que hoje vive uma democracia plena, se tome em nome de uma organização, quase uma ceita, medidas radicais como as que vemos hoje no tradicionalismo.Espero e tenho quase certeza que as viúvas dos absurdos do passado, não terão guarida nesse movimento. Essas viúvas, que perderam o poder imiscuiram-se no tradicionalismo, querendo fazer dele suas bases para através delas darem ordem, ameaçar, punir e alardear aos quatro ventos seus poderes irretocáveis, levando aos tribunais abarrotados de serios problemas quem ouse contrariá-los. Salve essa nova era e que ela venha para libertar o verdadeiro homem do cavalo, para que possa praticar a sua arte, com regras sim, mas sem o autoritarismo atual.
domingo, 26 de maio de 2013
ESPIRITUALIDADE
Tive a oportunidade de visitar no município de Três Coroas, o complexo onde se encontra os templos dirigidos por Budistas. Quem não conhece deve fazer uma forcinha e ir visitar essa beleza espiritual daquela localidade .Duvido, mas duvido mesmo que qualquer religião que o visitante pratique, não se impressione ao la chegar.Eu sou um mau praticante em qualquer orientação espiritual, mas baixei a crista diante do que vi.Mesmo sendo um descrente, não deixo de observar as religiões que são praticadas, res-
peito a todas e a todos que às praticam, não poderia ser diferente.É claro que não deixo de tirar minhas conclusões em tudo que vejo nessa área.Faço meus análises particulares a respeito e baseado nessas conclusões, é que resolvi registrar o meu ponto de vista. Temos povos que são milenares, e suas práticas religiosas também. Me pergunto quando vejo religiões recentes - se considerarmos a antiguidade das demais - insistir em teses que não se confirmam, quando temos a oportunidade de presenciar e ver outras que por
suas originalidade e que são praticadas a milênios de anos, nada tem a ver com o que certos pregadores dizem ser o verdadeiro.
As fotos são um pequeno registro da beleza arquitetônica do lugar
peito a todas e a todos que às praticam, não poderia ser diferente.É claro que não deixo de tirar minhas conclusões em tudo que vejo nessa área.Faço meus análises particulares a respeito e baseado nessas conclusões, é que resolvi registrar o meu ponto de vista. Temos povos que são milenares, e suas práticas religiosas também. Me pergunto quando vejo religiões recentes - se considerarmos a antiguidade das demais - insistir em teses que não se confirmam, quando temos a oportunidade de presenciar e ver outras que por
suas originalidade e que são praticadas a milênios de anos, nada tem a ver com o que certos pregadores dizem ser o verdadeiro.
As fotos são um pequeno registro da beleza arquitetônica do lugar
segunda-feira, 13 de maio de 2013
PENITENCIO-ME
Diz um velho ditado: errar é humano, permanecer no erro é burrice. Pois quero penitenciar-me sob a última postagem do meu blog, onde fiz algumas críticas, entre ela uma diretamente a Polícia Rodoviária Federal, pela sua postura durante a 31ª Campereada Municipal e Internacional. Hoje ao tomar conhecimento do número de acidentes e mortes ocorridos em nosso Estado por ocasião do dia das Mães, cheguei a conclusão que a atuação da PRF durante o nosso evento, foi fundamental para não termos o dissabor de registrar um único acidente. Penitencio-me e parabenizo a atuação dos Policiais Federais por ocasião da festa campeira.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
CONSIDERAÇÕES
NEGATIVAS -
POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL - O rigorismo com que o público foi tratado, durante a obstrução executada pelo efetivo colocado na entrada principal do evento.Nossos visitantes, um deles repórter da RBS comentou que nunca viu em eventos dessa natureza no nosso Estado tamanha concentração de pessoal;
BRIGADA MILITAR ( Cmdo do Esquadrão) Eu já tenho criticado a presença de uma viatura da BM junto ao posto da Polícia Rodoviária, local de domínio Federal,onde não pode atuar, quer me parecer que essa viatura seria mais útil no policiamento da nossa comunidade. Mas desta vez se passaram, o Cmdo do Esquadrão postou as viaturas fora do evento, de costa para a comunidade santanense, em desrespeito ao que determina as leis Estaduais, sendo passível de ser responsabilizado por essa ordem absurda;
ORGANIZAÇÃO - Mais uma vez, ficou provado que a infra estrutura atual da Chácara José Rufino de Aguiar Filho, não comporta o público que recebe durante o evento, causando grandes constrangimentos e reclamações - procedentes - de quem vai ou acampa durante a festa.
POSITIVAS
CAMPEREADA -Apesar do tempo ter nos castigado, conseguimos dois dias e meio sem chuva, o que deu para recuperar o público e executar todas as provas constantes do evento;
ACIDENTES - Só temos a agradecer ao HOME VÉIO la de riba, que permitiu que tudo ocorresse sem um incidente maior que viesse em prejuizo do evento;
JOCA MARTIN - Agradecemos ao público em geral, que deu uma resposta a quem pensou ser o representante de Santana, falando o que não devia e com isso motivando os santanenses para que recebessem o músico verdadeiramente com ele merecia;
IMPRENSA - Gostei de ver novamente a equipe do jornal A PLATEIA, participando e informando a comunidade santanense o que acontecia no interior do evento
POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL - O rigorismo com que o público foi tratado, durante a obstrução executada pelo efetivo colocado na entrada principal do evento.Nossos visitantes, um deles repórter da RBS comentou que nunca viu em eventos dessa natureza no nosso Estado tamanha concentração de pessoal;
BRIGADA MILITAR ( Cmdo do Esquadrão) Eu já tenho criticado a presença de uma viatura da BM junto ao posto da Polícia Rodoviária, local de domínio Federal,onde não pode atuar, quer me parecer que essa viatura seria mais útil no policiamento da nossa comunidade. Mas desta vez se passaram, o Cmdo do Esquadrão postou as viaturas fora do evento, de costa para a comunidade santanense, em desrespeito ao que determina as leis Estaduais, sendo passível de ser responsabilizado por essa ordem absurda;
ORGANIZAÇÃO - Mais uma vez, ficou provado que a infra estrutura atual da Chácara José Rufino de Aguiar Filho, não comporta o público que recebe durante o evento, causando grandes constrangimentos e reclamações - procedentes - de quem vai ou acampa durante a festa.
POSITIVAS
CAMPEREADA -Apesar do tempo ter nos castigado, conseguimos dois dias e meio sem chuva, o que deu para recuperar o público e executar todas as provas constantes do evento;
ACIDENTES - Só temos a agradecer ao HOME VÉIO la de riba, que permitiu que tudo ocorresse sem um incidente maior que viesse em prejuizo do evento;
JOCA MARTIN - Agradecemos ao público em geral, que deu uma resposta a quem pensou ser o representante de Santana, falando o que não devia e com isso motivando os santanenses para que recebessem o músico verdadeiramente com ele merecia;
IMPRENSA - Gostei de ver novamente a equipe do jornal A PLATEIA, participando e informando a comunidade santanense o que acontecia no interior do evento
sábado, 4 de maio de 2013
DE COSTAS PARA O EVENTO
Pois é, a Brigada Militar ficou de costas para a comunidade Santanense no 2º e 3º dia da 31ª Campereada Internacional.Surpreendeu a todos da Organização do evento, tendo em vista que esta organização policial sempre esteve junto conosco, inclusive acampando no local do evento e dando aquela tranquilidade costumeira, que o povo gaúcho já está acostumado.Segundo informações que nós chegou, a ordem partiu do Cap. Moura Cmt do 2º Esquadrão do 2º Regimento de Policiamento. Eu como veterano dessa Corporação, não acredeitei, um Cap por mais independente que seja no seu comando, não tem peito pra dar uma ordem absurda como essa. Se ele deu essa determinação é porque tinha autorização superior ou então o Regimento não tem comando. Seja de quem for essa ordem, cometeram uma arbitrariedade e um crime contra a comunidade Santanense, a Brigada Militar é paga pra servir , ou ao menos no meu tempo era assim e não se justifica tal atitude, cabe inclusive um questionamento ao Ministério Público o por que desse procedimento. Aqui já houve atitudes estranhas desse Cap Moura, que é quem apoiou um Decreto - do tempo da ditadura - onde proibiram os gaúchos de andar a cavalo por determinadas ruas da nossa cidade na Semana Farroupilha do ano passado. Ele também apoiou e colocou o efetivo do policiamento para acomapanhar a Chama Crioula em deslocamentos de Entidades para Entidades - escolhidas a dedo - quando este efetivo deveria estar fazendo o policiamento das ruas e vilas desta cidade. Isto é legal ? Não sei acho que cabe um esclarecimento a nossa Comunidade. Agora quero deixar uma pergunta: O EFETIVO DESTINADO AO POLICIAMENTO DA CAMPEREADA, PERMACEU POR ORDEM DESSE CAP, NO LADO DE FORA DO LOCAL DO EVENTO, NA FAIXA DE DOMÍNIO DA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL, ONDE NÃO PODE ATUAR, CRIANDO SÉRIOS PROBELMAS PARA A SEGURANÇA DO LOCAL ONDE DEVERIA ESTAR. NO CANCUM OCORRIDO NO CLUBE CAIXERAL - SEDE CAMPESTRE - A BRIGADA FEZ O POLICIAMENTO INTERNO DURANTE TODO O EVENTO E FOI PAGA PARA ISSO - PERMITIDO POR LEI -. SERÁ QUE A PRESSÃO EXERCIDA NA CAMPEREADA NÃO SERIA COM O INTUITO DE FORÇAR UM POLICIAMENTO PAGO?
quarta-feira, 24 de abril de 2013
AGRADECIMENTO
Queremos agradecer ao Coordenador da 18ª Região Tradicionalista pela demão que nós deu na divulgação da 31ª Campereada Internacional.Com seu posicionamento contestado até pelo seu chefe - Pres. do MTG - ele colocou mídia no MAIOR RODEIO DESTA REGIÃO, rádio que nunca falou ou divulgou nosso trabalho, discutiu a polêmica em programa de ponta. O nosso amigo Giovani Grizotti da RBS,que inclusive vai participar da festa, divulgou em seu Blog e fez chamadas no Jornal do Almoço. Tem um velho ditado que diz: A RAPOSA TANTO VAI AO NINHO, QUE UM DIA DEIXA O FOCINHO. Temos a certeza que o schow do JOCA MARTINS, com a música EU SOU BAGUAL, vai ser um sucesso de público. Ninguém tem o direito de falar pelos outros, sua colocação deu a entender que seria o representante dos Santanenses, mas o tiro saiu pela culatra. Essa música ou letra, retrata o verdadeiro homem do campo, o índio BAGUAL que realmente enfrenta o dia a dia da campanha, que pode não assinar o seu nome por falta de instrução, mas que tem um real conhecimento das coisa dessa nossa pampa querida e adorada por todos nós. Essa polêmica provou porque os Santanenses tem sido vencedores em muitos festivais neste Estado, eles são verdadeiros BAGUAIS e são os representantes deste chão tão querido. Na foto acima, no cenário da 31ª Campereada Internacional,um verdadeiro exemplo do que foram os ranchos de campanha em épocas passadas e com certeza absoluta, muitos nasceram não em coxos de sal, mas lugares que se assemelhavam a ele, e quem conhece as agrurias de nossos antepassados, se identifica com muito orgulho de ser originário dessa raça de bravos.EU SOU BAGUAL... NÓS SOMOS BAGUAIS.
sábado, 20 de abril de 2013
EXPECTATIVA
Essa seria a minha situação a respeito da próxima Campereada Internacional.Pela primeira vez estamos recebendo um apoio irrestrito do primeiro escalão da atual administração municipal. Também soubemos de outros posicionamentos e atitudes a respeito do nosso trabalho, vamos ir devagar com o andor , porque o santo é de barro. Se tudo se concretizar, teremos uma ótima Campereada, mas ainda longe de alcançar os verdadeiros objetivos que poderiamos atingir se tivessos uma gestão realmente voltada para o objetivo fim.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
RODEIOS
Está causando grandes preocupações, as decisões da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, que tem multado - advertência - as movimentações de animais, principalmente de cavalos em relação a GTA - Guia de Transporte de Animais - e AI - Anemia Infecciosa -. Isso tem causado muito embaraço aos organizadores de rodeios e todos os seus participantes. Se não houver um meio termo, com certeza não precisaremos que o Dep. paulista aprove o seu projeto proibindo os rodeios, eles acabarão por si só.E ainda fica uma pergunta, como será o comportamento dessas autoridades em relação ao 20 de setembro, nos desfiles, aqui em nossa cidade, desfilam aproximadamente 7.000 cavaleiros e aí?
Para a GTA é necessário acompanhá-la o exame de anemia infecciosa, custam em média R$ 100,00 por animal.
Para a GTA é necessário acompanhá-la o exame de anemia infecciosa, custam em média R$ 100,00 por animal.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
SECRETARIAS UNIDAS
Moro nesta cidade desde 1974 e desde essa data, participo de atividades tradicionalistas e campeiras.Pela primeira vez desde que milito nessa área, presenciei tamanho envolvimento da Prefeitura Municipal num evento dessa natureza.Não quero aqui criticar A,B ou C , simplesmente quero manifestar a minha surpresa e satisfação
em presenciar o interesse e a responsa-
bilidade demonstrada por esta
Administração.Nas fotos aqui postadas, e tiradas na Chácara José Rufino de Aguiar Filho, popularmente chamada de ''Chácara da Prefeitura'', registra a presença macissa da maioria dos Secretários envolvidos diretamente no evento e outras Secretarias que mesmo não estado diretamente na organização
em presenciar o interesse e a responsa-
bilidade demonstrada por esta
Administração.Nas fotos aqui postadas, e tiradas na Chácara José Rufino de Aguiar Filho, popularmente chamada de ''Chácara da Prefeitura'', registra a presença macissa da maioria dos Secretários envolvidos diretamente no evento e outras Secretarias que mesmo não estado diretamente na organização
na organização, estão todos imbuidos de ajudar uns aos outros e consequentemente preocupados em apresentar a maior infra-estrutura possível para que a nossa comunidade possa participar com segurança e tranquilidade no MAIOR EVENTO TRADICIONALISTA DESTA REGIÃO.
Queremos em nome da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, agradecer o apoio e nos colocarmos a disposição dessa Administração para sermos parceiro em outros eventos, mesmo que não seja diretamente na área Tradicionalista.
terça-feira, 26 de março de 2013
Quem viver verá
Verá o que ? Bem hoje eu recebi uma visita muito importante na Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, a CMT. A mesma que já conseguiu fazer tanto que incomodou muita gente, a ponto de ser perseguida impiedosamente, até que conseguiram desfiliá-la do MTG e agora chegaram ao ponto de esquecê-la completamente, pensando que com essas atitudes conseguirão o seu intento, ou seja baní-la das atividades onde a mesma conseguiu mostrar a sua capacidade. ELE NÃO CONSEGUIRÁ. Mas a postagem refere-se a visita supra citada. Quem nós visitou, foi um jovem de nome Leonardo, universitário, crioulo la da Tafona, que junto com outros colegas está desenvolvendo um trabalho de pesquisas a respeito do que pensam e o que dizem os tradicionalistas de nossa cidade, a respeito do projeto de Lei do Dep. paulista que quer terminar com os rodeios.A conversa foi profícua e animadora, fizemos algumas considerações a respeito de tudo, inclusive sobre as normas ditatoriais do MTG que pensa ser o dono da verdade a respeito de como se faz tradição. Eles estão tão perdidos que partiram para a ameaça e o constrangimento a Entidades menores que se negam a seguí-los. Por isso o título desta postagem. Creio que quando se forem os veteranos radicais assumirão jovens que pensam totalmente diferente dos que estão aí.Penso ainda que essa mutação, será a salvação da lavoura, porque se permanecessem com as diretrizes atuais, seu fim seria muito próximo. Mas com a juventude que ora militam nas ostes tradicionalistas, mas que não compactuam com o radicalismo atualmente existente, serão com certeza os que conseguirão executar o que prega a carta de princípios. CAMARADAGEM - PARCERIA - INTEGRAÇÃO - COMPANHERISMO E AMIZADE. QUEM VIVER VERÁ
sexta-feira, 22 de março de 2013
AS MAZELAS SOCIAIS
É cada dia mais estarrecedor os números apresentados pelos meios de comunicações em relação aos estragos produzidos pelas enchentes e estiagens que se abatem sobre o nosso País.
Os meios de comunicações estão sempre fazendo comparações que esta ou aquela enchente ou estiagem está sendo maior ou menor que em anos anteriores.
Na realidade independente de ser ou não ser maior ou menor, os estragos sempre será os mesmos.
Quem não chega às lágrimas ao ver o sofrimento e a perda em vidas e em patrimônio das pessoas atingidas.
Mas o pior, o mais triste, o mais constrangedor, é sabermos que tem pessoas inescrupulosas, que usam e abusam desviando os recursos destinados aos atingidos.
Nosso País peca com suas leis que beneficiam sempre os infratores, verdadeiros bandidos que transvestidos de funcionários públicos ou os famigerados CCs roubam escandalosamente e por incrível que pareça às punições ou condenações dessas pessoas nunca chegam ao nosso conhecimento.
É necessário registrar que entre os funcionários mencionados, existem pessoas honestas e responsáveis, que são denegridas em suas funções pelos ditos cujos já citados.
Quem não é atingido, olha seguro, tranqüilo, sem medo, olhamos a desgraça alheia com a certeza que ela não nos atingirá.
Será mesmo que não nos atingirá?
E as mazelas do dia a dia?
Essas nos atingem todos os dias. É claro que não tem o poder da mídia, gente fica sabendo ou quando sabe não dá muita importância, mas elas também corroem a sociedade, com um trabalho formiga, matando aos pouquinhos.
Esse pouquinho, se somados, com certeza já mataram e continuarão matando muitas pessoas.
As mazelas sociais matam sem fazer alarde, sem mídia, sem ajuda humanitária, sem perdão de dívidas, sem o auxilio de ninguém, enfim são mortes silenciosas e tão violentas quanto as que estamos assistindo todos os dias
Eu não colaborei com nada em relação às enchentes ou estiagem, até porque o pouco que tenho não faria diferença com o volume material e financeiro que chega nessas regiões, mas tenho certeza que todos os dias eu e minha família colaboramos com as Mazelas Sociais que atinge a nossa cidade, os meus vizinhos, o meu bairro, enfim, essas atingem a todos nós.
Não tenho dados concretos, mas se contabilizarmos as pessoas (velhos, crianças, indigentes,...) que morrem no dia a dia das nossas cidades, não vamos ficar muito longe do que acontece nessas catástrofes atuais.
Feito esse levantamento, teremos um número considerável de mortos diante de nossos olhos.
Quantos vegetam nas periferias das nossas cidades, passando fome, frio, morando em baixo de lonas plásticas, em barracos de papelão, em baixo de pontes, doentes, sem assistência médica?
Somos inocentemente, muitas vezes, levados pelo poder da mídia a ajudar nossos irmãos distantes (que também merecem) esquecendo de olhar para o nosso umbigo, onde temos aqueles que estão clamando por um apoio, um auxilio uma palavra de conforto.
Quem se lembra de tantas outras ocorrências semelhantes que dizima patrimônios e vidas?
Os que morreram, ‘’descansaram’’ e os vivos que ficaram para enterrar seus mortos e enfrentar o dia-a-dia do nada que restou, a não serem problemas e dificuldades.
Será que essa gente reconstruiu suas vidas, será que o governo realmente fez a sua parte, será que alguém cobrou essa ajuda?
Ou quem sabe o dinheiro para socorrê-los teve o mesmo caminho ou desvio que teve o destinado aos atingidos no Rio de Janeiro.
Temos a memória curta, e a mídia avassaladora que se abate sobre nós faz com que esqueçamos rapidamente dos nossos semelhantes que são todos os dias atingidos pelas MAZELAS SOCIAIS
quarta-feira, 13 de março de 2013
CONTRASTES...
Tempos difíceis estes.Penso que é a idade, com certeza deve ser a idade.Ou quem sabe eu sempre fui cabeçudo e só agora presto atenção nos fatos. Vejamos: Nasci e cresci apanhando e aprendendo a respeitar sempre as pessoas principalmente as mais velhas ou superiores num ambiente de trabalho. Hoje, tudo é diferente, respeito não existe mais, apanhar nem pensar, o conselho tutelar está de plantão pra corrigir quem ousa uma atitude mais ríspida com um filho. E não se atrevam a desrespeitar a lei, ela existe e pune mesmo. Com o ensinamento que tive, aprendi que um drogado, não passa de um marginal, bandido, elemento excluso da sociedade, passível de cadeia e em outras épocas ser atingido por alguns cascudos. Hoje vejo gente que morre por overdose ser classificado de herói e a mídia enaltece e elogia o sujeito a ponto de criarem verdadeiros mitos sociais.Quando a sociedade clama por respeito e obediência as regras sociais, um programa televisivo, mostra verdadeiros bacanais, com muito som, muito trago, muito fumo, mulheres quase nuas e algumas totalmente embriagadas tirarem a roupa ao vivo para quem quiser olhar.Já vi um País ser excluído do Mercosul, por ter trocado seu Presidente, sem ferir sua constituição e nem sua leis. Agora vejo outro que entrou no lugar desse que saiu, omitir, mentir, ferir sua constituição e suas leis,manter um morto vivo para permanecerem no poder - há comentários na internet, que o morto não era o morto e sim um boneco de cera, representado o morto. Não vi, não ouvi nem um comentário a respeito do que o Mercosul ´fará pra colocar o que entrou pela porta dos fundos, no trilhos da democracia decantada para expulsar o outro. Li que a PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA, manisfestou-se contra a lei seca, dizendo simplesmente que não somos obrigados a assoprar no bafômetro. A lei sancionada pelas autoridades do executivo, já foi sucesso. Portanto, creio que realmente ou acompanho as modificações e alterações sociais ou então serei um excluído até o último dos dias que me restam.
terça-feira, 5 de março de 2013
Não Me Toque
Eu não quero que você me toque,eu quero que você se toque, pela potenciabilidade deste grande País que é o Brasil. Acontece na cidade de Não Me Toque, capital nacional da agricultura de precisão, uma das maiores ou a maior feira de máquinas e produtos agrícolas da América Latina.Deverão passar por essa feira, mais de 50 mil visitantes.Dos 135 Países convidados, 75 estão representados, na sua maioria Países da África, mais muitos também da Europa, o que demonstra o potencial do Brasil nessa área e a importância desse evento. Para terem uma pequena idéia da grandeza do Brasil na área agrícola, a Espanha importa alimentos como o arroz e o soja e exporta para Países do Oriente Médio.Existem no mundo, um bilhão e meio de pessoas passando fome e o mesmo número de pessoas obesas, portanto, dá pra ter uma dimensão do lugar ocupado pelo Brasil nessa área. Para orgulho de todos nós. O parque agro industrial de Não Me Toque é tão importante, que movimenta as industrias de máquinas agrícolas de outras cidades, tais como Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e outras. Os Países que pensam liderar no mundo o maquinário agrícola e a produção de alimentos, que se cuidem.
segunda-feira, 4 de março de 2013
ACULTURAÇÃO
Esta foto foi tirada no pátio de casa em Sapiranga, demonstrando que a aculturação não é só das pessoas, ela também acontece com os animais. Quem nasce e viveu nos fundos de campos dos tempos passados, sabe que esta ave, era tradicionalmente campeira, arisca e em nossa época, jamais foi vista próxima de povoados ou pessoas. Hoje podemos encontrá-las em cidades, vilarejos, trevos de estradas e ultimamente, nos pátios das casas Nunca tinha visto essas aves subidas em árvores ou coisa parecida, pois agora já às vi, subidas em galpões e casas e assim que conseguir registrar esses fatos, voltarei ao assunto.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
ORURO - LÁ NUNCA SERÁ AQUI
Tenho lido muitas colocações a respeito da morte do jovem boliviano, algumas com fundamento e outras sem base nehuma no fato em si. Resolvi meter a minha colher, por que creio ter algum conhecimento necessário para dar o meu parecer a respeito. De repente pode também não ter o mínimo fundamento, de qualquer maneira vou ariscar um palpite.Creio poder dar uma opinião, porque já estive preso num outro País, sem adv, sem o conhecimento de ninguém, mas por causa de uma alegada infração de trânsito e não foi fácil, fui agredido, desconsiderado, humilhado, enfim passei nas poucas horas que estive preso, um verdadeiro inferno.Imaginem o que vão passar os corintianos que permanecem na Bolívia. Culpados ou não, o povo boliviano quer justiça e quem pagará o pato com certeza serão os que estão presos. As tentativas de passar a culpa para o jovem que apresentou-se como autor do homicídio, pouco ou nada vai importar para a justiça boliviana.É difícil tomar partido num caso como esse, mas ficará um alerta não só para os corintianos e sim para todas as torcidas que na libertadores torcerão por seus times, Lá nunca será aqui
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
CONSTRANGEDOR
Em um programa de audiência considerável, que acontece todos os dias em uma rádio local, um de seus componentes, tem insistentemente, tentado justificar o injustificável. Ele, não concorda com a lei seca a respeito do trânsito e deixa claro, que essa é uma lei utópica e que não se criará. O que me surpreende, é que a direção da rádio, permite esse tipo de posicionamento, quando no meu modo de pensar, ela(direção) teria que proibir que um participante que tem um microfone na mão faça essa defesa que chega a ser contrangedora e que com certeza terá adptos entre seus ouvintes.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
CUSTO ALTÍSSIMO
Foi realmente muito alto o custo que as autoridades cobraram para cumprirem com suas obrigações normais de responsabilidade e respeito pelo ser humano. Refiro-me aos jovens que precisaram perder a vida para que as autoridades saíssem do seu marasmo e resolvessem agir em relação ao triste acontecimento. Vemos as iniciativas tomadas não só no Brasil mas no mundo todo em relação ao funcionamento de estabelecimentos recreativos e afins, para que não mais se repita tal absurdo.O sacrifício dessas pessoas, já teve um resultado, tomara que essa fiscalização permaneça.Ela só prejudicará os aproveitadores, as pessoas sérias com certeza investirão para funcionar sem riscos.No meu entender essa tragédia será o balizador de medidas que evitarão uma outra ocorrência dessa natureza.Vale a pergunta: E as creches, escolas,escolinhas infantís, terão a mesma atenção?
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
TRAGÉDIA
O que dizer? Nada, ou muito pouco se pode dizer para dimencionar a dor de quem perdeu seus entes queridos nesse lamentável episódio.Culpar a quem? Creio ser muito difícil apontar culpados. Eles existem e estão visíveis a olho nú. É muito fácil e cômodo, culpar os músicos ou os organizadores. Mas e as autoridades, os agentes da lei dizem que o alvará estava vencido desde agosto do ano passado. Se estava vencido, como essa boate conseguiu funcionar? Vemos todos os dias, barreiras, fiscalizações, etc.etc... Quem já viu uma força tarefa de todos os órgãos responsáveis fiscalizando esses estabelcimentos? Aqui em Livramento, amanhã terá uma dessas ,específicamente só para esse fim.Acredito que em outras cidades não só do Brasil as autoridades estão se mobilizando para essa fiscalização. Que bom. Mas o absurdo de tudo isso, é que foi preciso 231 jovens morrerem, 129 estarem em estado grave e ainda desses, 75 a beira da morte, para que as autoridades sentissem a necessidade de tomarem uma medida drástica.Que a morte dessas pessoas, o sofrimento de seus familiares, sejam o motivo da fiscalização rigorosa no sentido não mais presenciarmos tamanha tragédia e tão grande sofrimento do povo brasileiro. Esta tragédia ultrapassou fronteiras não só do nosso Estado, mas também de países vizinhos - Argentina e Paraguai.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Resistência
Tenho procurado por todos os meios, ficar longe do MTG, não simpatizo com a maneira e os métodos desse Entidade fazer tradicionalismo. Eles querem ser o dono da verdade, na realidade são uns saudosistas e nesse saudosismo, querem patrolar todos e tudo. Em matéria de história, só eles sabem, quando no meu entender não sabem nada, são tradicionalistas de livrinho, se colocarmos seus defensores na parte prática, poucos se salvam. Agora querem dirigir e exigir tudo a respeito de rodeios e atividades campeiras. Claro, faturam nos cartões e nos seguros, cada cartão, dez reias e cada seguro cinco por cento pra eles. Só que essas exigências são para seus associados, quem não é desse time, faz o seguro com quem quiser. Regras, sim são para todos e por aqui as leis 10519 e 10220, são de nosso conhecimento e já estão sendo cumpridas.
Assinar:
Postagens (Atom)