Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LIÇÕES


O meu velho quando moço
Foi capataz de uma estância
Na costa do Ijiquiqua
Eu também andei por lá
Nos meus tempos de guri
Foi ali que eu aprendi
Como se doma um cavalo
Arma o laço e botar um pialo
De sobre lombo ou cucharra
Fui me criando teatino
Por todo aquele rincão
Botei gado na mangueira
E senti a fumaceira
Em dias de marcação

Aprendi a tirar leite
Lidando com as tambeiras
E trazer para a mangueira
Os pingos na recolhida
Assim iniciava a lida
Dos afazeres da estância
Essa foi a minha infância
Foi dura sem regalias
Serviço tinha de sobra
Não podia reclamar
Guri no meio dos homens
Só serve pra atrapalhar

Aprendi a cravar postes
Bem no alto da coxilha
A segurar na presilha
De um laço bem espichado
Pegar no rabo do arado
Em época de plantação
A concertar aramados
Quando as cercas vão ao chão
A botar uma gineteada
No lombo de um redomão
Assim as coisas são feitas
Nos pagos do meu rincão

Aprendi a ser caseiro
Fazendo as lidas da estância
A ouvir a ressonância
Do minuano no alambrado
As vezes banhar o gado
Dar remédio pras ovelhas
A conhecer uma parelha
De bois mansos pra lavrar
Aprendi a assinalar
E curar muitas bicheiras
Correr algumas carreiras
Nas canchas retas do pago
Também fazer um afago
Nas chinocas querendonas
Tentei mas não consegui
A florear uma cordeona

Aprendi a respeitar
Os gaúchos de verdade
Com suas simplicidades
Nas rudes lidas campeiras
Viveram a vida inteira
Ao derredor dos fogões
Atirado nos galpões
Das estâncias do rincão
Aos gaúchos do meu pago
Minha humilde gratidão

Eles foram referencias
Um forte exemplo de vida
Em nossa infância perdida
Que o tempo deixou pra traz
Do Patrão ao Capataz
Sota,Ponteiro e Peão.
Que na vivencia dos galpões
Mostravam como se faz

Na costa do Ijiquiqua
Lá na estância Santa Joana
Foi uma escola pampeana
Que aprendi a gostar
Temos que considerar
Que os tempos hoje são outros
Somos livres como os potros
Enquanto a vida durar

Autor-Jose Vilmar de Medeiros ``O Teatino` Poesia classificada em 3 lugar categoria inédita no 2 encontro de trovadores e declamadores Org.. pelo PTG Jayme Caetano Braum em 24julho05 S. do Livramento
`

Nenhum comentário:

Postar um comentário