Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vamos pescar...

COMO PESCAR MUÇUM

O irmão do Nicácio, vulgo URTIGÃO, era capataz de uma estância de propriedade do Dr. Macia, próximo de Carumbé, onde hoje o capataz é outro mano aopopular MULITA.

Bem o Urtigão, conseguiu com o dono da estância para o Nicácio passar uns dias de férias com a família.

O Nicácio andava mais faceiro que ganso novo em taipa de açude.

Pelado, não tinha na época nem os sete palmos necessário para o descanso eterno, mesmo assim, tiraria férias numa estância com toda a mordomia.

Pois foi nessa estância que numa das tanta campereadas diárias aconteceu o fato aqui narrado pelo Nicácio.

Fazia uma seca terrível, água não existia nas sangas, só nos lagoões do mato, ou na estância onde a água era puxada de uma vertente para as casas, mas essa água era só para uso da cozinha e para beber.

Tinha um moinho e um poço artesiano cuja água era muito salobra não dava pra tomar, era usada para o banho do gado, dos peões e para limpar a louça suja.

Numa das saídas para os campos da estância, havia uma cacimba de água cristalina, gelada e bem doce, que sempre quando os campeiros vinham do campo chegavam ali para saciar a sede.

Nesse dia, vinha o Nicácio, o Newton, o Pirola louco, e um alemão que ele não lembra o nome.

Nessa cacimba tinha um pé de salso onde um caneco feito de uma lata de azeite servia de copo para o pessoal beber água.

Quando se aproximaram da cacimba, o alemão atropelou o cavalo na frente dos outros, apeou e não usou o como todos faziam, tirou o chapéu, abanou a água para limpar alguma sujeira, debruçou-se na beira da cacimba e começou a matar a sede, repentinamente, quando todos estavam chegando para tomar água, o alemão se atirou violentamente para traz e deu um enorme berro: Ahhhhhhhhh

Os que chegavam foram surpreendidos, pois o alemão tinha grudado em seu lábio, um muçum de quase 1 metro, que também apavorado com o grito do cristão, soltou imediatamente a sua presa e ficou se retorcendo fora d’água, procurando desesperadamente retornar ao seu habitat.

Passada a surpresa e todos rindo do acontecido tomaram água no caneco e foram para a estância, só que o beiço do alemão estava totalmente inchado e dolorido.

A esposa do Nicácio foi quem socorreu o rapaz, após colocar mertiolate o aconselhou a fazer compressas com gelo para que o lábio desinchasse.

E o Pirola louco, dizia no galpão dando risadas, não precisa gelo dona, só com o crecholate – mertiolate - vai curar.

Após o acontecimento, o assunto no galpão na hora do mate era como ele tinha conseguido fazer aquela pescaria inédita, todos davam muitos palpites, mas o que mais se aproximou da verdade, foi o fato do rapaz ter os lábios vermelhos e certamente o muçum com a seca estava louco de fome e ao notar os lábios cor de pitangas não se agüentou e deu o beijo fatídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário