Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

terça-feira, 27 de março de 2012

Modernismo

A tecnologia, o modernismo, a aculturação, os novos tempos, a adaptação a tudo isso, foi que me levou a colocar as fotos desses moços que antigamente eram arredios, ariscos, viviam sós nos fundos das invernadas, que ao menor movimento, faziam a maior barulheira, portando-se como verdadeiros sentinelas dos pampas. Pois tudo isso mudou e creio que eles estão certíssimos, quem não acompanhou essa transformação nos usos e costumes do nosso pago, ficou para trás.

Eles modernizaram-se e hoje vivem tranquilamente nas cidades mais movimentadas do nosso Estado. Esse flagrante aconteceu quando estava de visita na casa de um filho na cidade de Sapiranga no vale dos sinos. Para aliviar o calor, coloquei um colchonete no fundo do terreno, 11/30 pra tirar um cochilo, acordei com um movimento estranho. Para surpresa ali estavam os dois quero queros tranquilamente me fazendo parceria sem a menor cerimônia. De outra feita, em Caxias do Sul, num dos cruzamentos mais movimentados da cidade, presenciei o mesmo fato, que me levou a fazer uns versos a respeito.

QUERO-QUERO

EU SOU UM ÍNDIO CAMPEIRO

CRIADO PELAS CAMPANHAS

JAMAIS PENSEI NA FAÇANHA

DE UM DIA VER NAS CIDADES

EM RUAS E CRUZAMENTOS

COMO SE FOSSEM DALI

PRA MIM QUE OS CONHECI

BEM LONGE DOS ARVOREDOS

GRITANDO PELOS VARZEDOS

NOS CAMPOS E NAS COXILHAS

EM ALERTA PERMANENTE

SAIU DO FUNDO DOS CAMPOS

PRA VIVER JUNTO COM A GENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário