Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Reflexões

Reflexões, gostei do titúlo, por isso vou repeti-lo. Hoje como todos os seres humanos, estamos envolvidos com o Natal e Ano Novo. Que me perdoem os católicos ou aqueles que praticam qualquer outro tipo de religião, eu sempre fui descrente, um pouco desligado das atividades que se preocupam com a alma, o espirito, enfim sempre me preocupei em sobreviver, em lutar para tirar não a cabeça, mas o nariz para fora d'água e respirar, o que nem sempre foi muito fácil, mas também não deve ter sido muito difíciel porque aqui estamos e pretendemos ainda ficar por mais uns longos anos aqui na terra. Voltando ao pensamento natalino, tenho ao longo de muitos anos analizado as mudanças e cheguei a seguinte conclusão, o Natal está perdendo de goleada para o Ano Novo. Eu sempre contestei essa data, e não conseguia entender o porquê de tanta gente ganhar presentes e a maioria não ganhar nada. Nunca conseguia entender porque o Papai Noel sempre era branco e discriminava não só os negros mas os de qualquer raça que não tivessem dinheiro ou posição na sociedade. Nunca fui muito simpático ao velhinho, na realidade nunca gostei dele, ele sempre trazia presentes lindissimos para os ricos ou remediados e para os pobres como eu e tantos outros as vezes sobrava umas balinhas atiradas de longe sem ao menos parar para um papo amigável. Ainda para me ajudar nas relações inamistosas com o velhinho, os lugares por onde passei ele nunca teve muita importância o que me deixava de uma certa maneira satisfeito. Me criei em campanha onde não tinha natal, ano novo, aniversário e outras tantas coisas que se comemora na cidade, de repente seja por isso a minha aversão so nosso bom velhinho. Para completar, servi 4 anos e meio na Marinha de Guerra do Brasil, com Fuzileiro Naval e 24 anos e 6 meses com Policial Militar na Brigada Militar do nosso Estado e como todos sabem, milico não tem direitos a essas solenidades, milico tem que cumprir com os regulamentos, se estiver de serviço ou cumprindo alguma missão especial, cursos, etc... o velhinho não tem a menor imprtância, o ano novo ou qualquer outro tipo de comemoração, é claro que todos essas atividades foram motivo para eu não dar a mínima não só ao velhinho mas a outras atividades e comemorações que são normais na sociedade e na familia. Mas mesmo não simpatizando com o bom velho, tenho analizado que ele perdeu o seu poder de sedução, até as criança já não consideram tão importante como outros tempos, o que tornou-se importante em relação ao seu nome, foi apenas a data comercial, onde interessa até para quem realmente crê no bom velhinho. Neste meu análise que tenho certeza muitas ou a maioria das pessoas não vão concordar, vejo durante o dia a dia de cada um, as agressões não só físicas como verbais, pessoas que tratam mal a todos que nesta data pensam com um presente resolver tudo, colocar uma pedra em cima do mal que fizeram o ano todos. Em compenssação, o Ano Novo reflete-se maior integração entre familiares e amigos, que reunem-se sem a necessidade dar presentes e sim com a única e específica finalidade de estarem juntos, confraternizando e nessa confraternização, só estão juntos aqueles que realmente gostam uns dos outros e que sentem-se bem e realmente trocam gestos carinhoso com as pessoas que lhe são importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário