Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

terça-feira, 23 de novembro de 2010

História Regional da Infâmia


O destino dos negros e outras iniquidades - Este é o livro de autoria do escritor Juremir Machado. Ele pega pesado com relação aos heróis farrapos. Eu já li um terço do contéudo do livro e ainda não formei uma posição a respeito. Tenho uma conficção e a defendo sempre, arbitrariedades e safadezas realmente aconteceram, mas não tenho a pretensão de fazer julgamentos a fatos que aconteceram numa época muito distante. Se os fatos fossem em nosso tempo, com certeza seriam criminosos os protagonistas de tais ações, mas creio que é temerário acusar baseado em escritores e historiadores, penso que é necessário termos conhecimento do que aconteceu, ler vários autores e tirar uma posição abalizada. O que houve é de conhecimento de quem le ou pesquisa, o que não podemos aceitar é que pensem que somos bitolados ou que não sabemos tirar nossas conclusões a respeito do acontecido. O que é certo, líquido e insofismável, é que datas, mitos, heróis, com o passar dos anos, vão sendo desmascarados e a verdade se sobrepõe a mentira, a ponto de muitas datas que eram comemoradas ruidosamente, hoje começaram a´passar despercebidas, porque as próprias autoridades sentem-se constrangidas em querer mostrar engodos históricos e fantasiosos. Muitas descobertas, hoje sabemos que foram verdadeiros massacres a povos, culturas e raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário