Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

VELHOS E NOVOS CARNAVAIS


Hoje pela manhã ao revisar meus alfarrábios como é meu costume, encontrei como seguidor do meu BLOG, o BLOG do SACOMUCHO, este blog, é de uma turma de Veteranos de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que como Eu, escreve sob tudo e sob todos. O meu contentamento foi tanto, que passei a rememorar alguns fatos dos meus tempos de Fuzileiro e entre tantos resolvi escrever a respeito dos carnavais do passado. Nessa foto, está a Escola de Samba Filhos do Mar que foi uma das que influenciou muitos carnavais na fronteira do Brasil com a Argentina. Ficamos contentes em ter feito parte dessa época e com certeza os Veteranos que acessarem este Blog, ficarão muitos felizes e recordarão os bons tempos. Nessa foto temos muitos Veteranos, fica difícil identificar a todos, a foto é ruim e a idade já nos trai, mas temos do meio para a direita, o Romildo, Cb Arcanjo, Eu é claro, o da flechinha, o Cento e quatro e o último da direita parado, o marinheiro Suift, taifeiro, pessoa de um coração enorme, muito bom sargista e cada vez que algum Fuzileiro aprontava, no quadro negro da sala de aula, amanhecia a caricatura do dito cujo com as figuras correspondente ao fato.Para encerrar, me lembrei de uma noitada de carnaval em Uruguaiana, sem dormir entrei de ronda no Paiol, no terceiro quarto o pior da escala, mas a ronda só começava a partir das 21 horas. Durante o dia sempre tinha alguma faina e quando o Cmt da Guarda ou o Adjunto eram carne de cobra, arrumavam alguma faxina para apurrinhar o praça. Como eu entrava só na madruga, das 03:00 às 06:00, depois da revista, sai no pulo e só voltei pra entra no meu turno de hora. O Paiol, ficava isolado, atrás das oficinas, portanto local ideal para burlar a ronda e tirar uma soneca ou Naná como dizia o Veludo. Não deu outra, entrei no meu quarto de serviço, semi abri a coronha da metralhadora INA, instalei ela no terreno e me deitei, pois assim eu teria melhores condições de observar os intrusos.Só que dormi tranquilo como tartaruga de algibe e quando acordei havia uma pequena alteração no meu posto. Tinha sumido a metralhadora.Senti de imediato a bronca que tinha me metido. O Adjunto Sgt Soares, deu uma ordem ao Cmt da Guarda, só encerrar a ronda do Paiol se não tivesse alteração nenhuma.Resultado, fui pro livro de castigo, o carnaval para mim acabou, permaneci detido em Quartel, aguardando a solução do problema que só foi resolvido, 04 dias depois com 05 dias de serviço extra.Esta postagem é em homenagem aos novos seguidores deste humilde Blog. A eles desejo muita saúde, e saibam que nós aqui do Rio Grande do Sul estamos torcendo que os problemas das comunidades cariocas sejam resolvidos, especialmente agora que os Fuzileiros Navais irão tomar parte nessa pendenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário