Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 28 de agosto de 2010

A PEDIDO

Foi na cidade de Lageado, que revisando meus emails, encontrei um onde há duas homenagens ao nosso querido amigo que hoje com certeza está preparando suas pilchas para como sempre fez, cultuar, preservar e cultivar o bem mais querido que nós gaúchos possuimos, ''A NOSSA HISTÓRIA'', falo do sempre COORDENADOR DA 18ª. REGIÃO TRADICIONALISTA'', ITALMIR MALDONADO CHAVES, que nós deixou no dia 19 de abril de 2010, mas que permanece nos nossos corações. Este A PEDIDO é do seu filho Leandro, que pouco conheci mas que hoje para mim é o porta voz da familia. Leandro, creio que tu deves seguir os noticiários , as informações que principalmente são publicadas no meu blog e no blog Roda de Chimarrão da ZERO HORA, e se tens lido e acompanhado o andamento da carreta, com certeza já notastes que as abóboras estão se acomodando com o passar do tempo e logo logo elas estarão em seus devidos lugares e a verdade virá a tona, ou melhor ela já veio, pois para nós não há dúvidas a respeito dos acontecimentos que inclusive não foram os responsáveis pelo trágico acontecimento em tua família, mas que com certeza colaboraram e muito para o fim que teve. Meu amigo podes mandar sempre que quiseres qualquer assunto para este blog que publicarei com o maior prazer.


MANIFESTO

A cada dia que passa a saudade de nosso esteio familiar não diminui, só aumenta, pois só nós familiares sabemos a falta que esta pessoa faz em nossas vidas, onde cada dia nos dava bons exemplo, conselhos, amor ao próximo, tratando todos igual.
Nesta época quando o setembro esta batendo na porta, a saudade só aumentar, não porque é setembro, mas sim porque comemoramos neste mês a Revolução Farroupilha, dada magna deste Estado Altaneiro e, o nosso Italmir Chaves, quando se aproximava do setembro, como a primavera, brotava e contagiava ele e todos nós, a verdadeira Alma Farrapa, o amor a cultura gaúcha, que estava em seu sangue.
Mas, ao mesmo tempo que a saudade nos atinge, somos sabedores que ele nos deixou ensinamentos, exemplos e uma semente germinada no Movimento Tradicionalsita Gaúcho, a semente da responsabilidade, da honestidade, da humildade, da ética e transparência, mostrando para aqueles que tentam denegrir a imagem do nosso movimento, que é possível nos dias de hoje trabalhar e ser honesto em todos os atos.
Ficou em nós estes ideais semeados e a esperança de que em breve germinem, brotem e cresça dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e aquelas pessoas que estão tentando denegrir e se apropriar deste movimento, sejam afastados e se possível punidos dentro da lei.
Agradecemos a todos os tradicionalistas e verdadeiros companheiros dele, que estão e vão prestar Homenagem a esta Gaúcho que morreu lutando por uma só causa, o Movimento Tradicionalista Gaúcho.



Histórico de Italmir Maldonado Chaves


Em 26 de outubro de 1948 nascia no Município de São Gabriel mais um filho de Inocêncio Prates Chaves e Adelaide Maldonado Chaves, ITALMIR MALDONADO CHAVES. Cresceu entre a cidade e o interior do Município, da qual desde criança recebia como herança de seus pais os mais valiosos bens da vida, o respeito, a honestidade, a humildade, a educação, o amor ao próximo e acima de tudo a responsabilidade.
Ingressou nos bancos escolares na Escola Ginásio São Gabriel, passando pela Escola Estadual XV de Novembro vindo a se formar em Técnico em Contabilidade.
Aos dezoito anos foi chamado ao Exército Brasileiro onde chegou ao posto de Tenente R2. Casou-se aos 26 anos com Ana Maria Castro Chaves onde constituiu família, vindo a ter 3 filhos, Leandro Milene e Cintia Castro Chaves, que lhe deram 4 netos, Anna Julia, Eduarda, Nicollas e Gabriella.
Prestou serviço como Técnico em Contabilidade para diversas empresas de nosso município, além de desempenhar funções nas Prefeituras Municipais de São Gabriel e Santa Margarida do Sul.
Começou sua trajetória brilhante dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho no CTG Caiboaté, vindo a fazer parte da patronagem da Entidade. Na sequência, teve passagem pelo CTG Clarim Campeiro da qual foi capataz da Entidade, vindo junto aos seus companheiros de entidade sagrarem-se Bi-campeão da Reculuta Farroupilha Municipal, além de ser um dos integrantes da primeira Cavalgada Municipal da Chama Crioula em 1986.
Nesta época, os integrantes da Coordenadoria Tradicionalista Municipal vendo em Italmir um tradicionalista portador de todos os adjetivos herdados de seus pais lhe chamaram a fazer parte da CTM, ocupando cargos como Tesoureiro, Secretário, Vice-Coodenador até chegar ao cargo de Coordenador, eleito e reeleito.
Mas, como sempre foi simples e humilde, Italmir Chaves foi mostrando seu trabalho e conhecimento dentro das tradições gaúchas e mais uma missão foi lhe dada, de expandir seu trabalho para a 18ª. Região Tradicionalista, e de imediato, ocupou o cargo de Vice-Coordenador e um ano mais tarde, foi eleito Coordenador da 18ª. Região Tradicionalista, sendo até o momento, o tradicionalista de mais vez ocupou o cargo de Coordenador, chegando muitas vezes a dizer que estava cumprida sua missão dentro da 18ª. RT, mas, como sempre foi um tradicionalista e colaborador, a pedido de tradicionalistas das mais diversas cidades que compõem a 18ª. RT voltava atrás e retornava para coordenar nossa região.
Além de coordenar a nossa 18ª. Região Tradicionalista, Italmir Chaves participava assiduamente da prova de Tava na Festa Campeira do RS (FECARS), vindo a conquistar o título Estadual, da qual lhe deu o direito de representar nosso Estado na Festa Campeira Nacional, no Município de Pato Branco, Estado do Paraná.
Vendo que o novo município de Santa Margarida do Sul precisaria de uma entidade que coordenasse seus eventos tradicionalistas, fundou e de imediato filiou ao MTG a Associação Tradicionalista Margaridende (ATM), organizando e realizando a primeira Cavalgada da Chama Crioula e Semana Farroupilha naquele município.
Pelos seus serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, Italmir Chaves recebeu uma das mais altas condecorações do MTG, o troféu “João de Barro”.
Em 18 de abril de 2010, Italmir Maldonado Chaves, juntamente com seus colaboradores e companheiros de 18ª. Região Tradicionalista coordenou o seu último Encontro Regional de Patrões, na Cidade de Caçapava do Sul, Capital Farroupilha, onde com muita calma, serenidade e tranquilidade desempenhou pela última vez sua função de Coordenador em sua vida, vindo a falecer em 19 de abril de 2010, em sua residência no Município de Santa Margarida do Sul, deixando sua família órfã de um exemplo de esposo, pai, vô, sogro e acima de tudo de tradicionalista responsável e dedicado a cultura de nosso Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário