Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

BRIGADA ALTIVA - COMEMORAR O QUE ?



Acordei cedo como sempre, mas hoje acordei diferente de outras tantas manhãs que tenho acordado ,nestas 24.844 manhãs que Deus tem me presenteado, as quais eu agradeço a ele por ter me oportunizado tantas manhãs e ao qual eu peço que me deixae eu acordar por muitas outras manhãs como a de hoje. Pois nesta manhã, acordei muito cedo e fiquei remoendo o que me disse minha filha ao transmitir-me um convite para um dia especial no 2º. Regimento da Brigada Militar desta cidade, onde servi por longos. Hoje comemora-se o dia do INATIVO. Mas ela que é com muito orgulho nosso Policial Militar da ativa, juntamente com mais dois filhos que também servem na Briosa Brigada Militar, foi encarregada de transmitir-me o convite para as comemorações do dia de hoje.
Só que ao me entregar a comunicação, eu disse: Não minha filha eu nada tenho a comemorar. Ela indignou-se e entre tantas verdades que me disse, verdades que hoje os filhos dizem aos seus pais com a maior tranquilidade, verdades essas que se no meu tempo fosse dito ao meu pai, não sei se eu estaria escrevendo e postando esta matéria, chamou-me de recalcado, que teria churrasco e outras tantas regalias. Regalias essas que jamais apagariam os sofrimentos que tive pelas arbitrariedades cometidas na minha época, não só comigo, mas com todas as praças, porque outras patentes tinham privilégios assegurados pelos cargos que ocupavam, privilégios e arbitrariedades que me reservo a não comentá-los para evitar qualquer tipo de represálias à eles ( filhos ) que servem atualmente.Mas quando ela me chemou à atenção, fiquei pensando e começei a rememorar alguns acontecimentos que não consigo esquecer. Tais como: Minha esposa, estava arrumando os seus dentes com uma dentista, esposa de um dentista que atendia no quartel. Descontente com o serviço feito, desentendeu-se com a Dra. a qual queixou-se para o esposo que queixo-se para o comandante. Eu que nem conhecia essa Sra. fui punido com 8 dias de cadeia, por ter assumido compromissos pecuniários e não tê-los saldados. Punição esta, com leitura do boletim na formatura do meu pelotão, tendo sido em outras palavras, chamado de caloteiro e mau cárater, na presença de todos, sem no entanto ter assumido compromisso algum com a dita cuja. Revoltei-me, procurei uma advogada, que tentou, mas não conseguiu fazer nada, porque foi inclusive proibida de defender-me. Naqueles tempos, podiam tudo. Não consigo esquecer, que na cidade de Santa Maria, eu tive a petulância de enfrentar um instrutor, por não aceitar as suas arbitrariedades cometidas. Por tal abuso, fiquei 21 dias preso, aguardando solução de parte, para ser punido com 3 dias de cadeia. Não consigo esquecer, as vezes que fiquei recolhido ao quartel (preso)pelo simples fato de algum superior se sentir contrariado por minha posições. Não consigo esquecer de tantas coisas que seriam necessários muito espaço para colocá-las neste BLOG. Portanto nego-me a participar de tais comemorações. Felicito aqueles que foram tão ou mais prejudicados do que eu e conseguiram esquecer e hoje la estão felizes e contentes por serem lembrados nesta data que para mim, nada significa a não ser lembranças doídas. Peço desculpas aos meus filhos, a minha esposa e aos meus amigos, que foram muitas vezes privados da minha companhia, pelas posições fortes que jamais foram aceitas por meus superiores, posições estas, que graças a Deus me permitem nestas 24.844 noites, deitar e dormir tranquilo.

2 comentários:

  1. A coragem é com certeza algo que nunca te faltou e por isso e claro com certeza me orgulho de ti, posições fortes mas reais, eu certamente como filho vivi muitos desses momentos, felizmente hoje estamos muito mais evoluidos, ainda acontecem alguns eventos dessa natureza mas bem menores, naquela época era muito dificil mesmo, o provalecimento era descabido e nao faz tanto tempo assim, lembro-me de um colega hoje aposentado que foi algemado diante de sua familia e conduzido a pé em via publica, a verdade é que hoje somos muito mais tratados como profissionais que somos, mas vale também exaltar a coragem a fibra e o amor pela nossa Brigada Militar que todos esse inativos tiveram pra aguentar tudo isso, como dizem a Brigada é uma mãe, apenas alguns filhos são ingratos.....rsss, viva a nossa Gloriosa Brigada Militar a qual pertenço a 21 anos e devo a ela tudo que tenho e com o maior orgulho de ser brigadiano.

    ResponderExcluir
  2. Por essas e por outras, Vilmar, é que agradeço a Deus por não ter incluido, naquele junho de 1981. Depois de todos os testes feitos e aprovado, decidi não ficar. E não me arrependo. Sou um soldado, mas não militar. Faço o que tem que ser feito e vou embora. Militares, se quiserem, tiram a farda e mudam de vida. Soldados não tem esse direito, vão ser soldados até morrer. É o que aocntece comigo, não compactuo com coisas erradas. Bato de frente sempre. E nesse nosso pais cada vez mais errados, onde alunos batem em professores, bandidos e vagabundos é que matam os policiais, eu não iria dar certo. Causaria muitos problemas, com certeza. Principalmente para mim mesmo. Minhas congratulações aos policiais militares do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir