Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CIDADE DIFERENTE





Santana do Livramento, tem uma característica própria, aqui é tudo diferente, tudo vira polêmica e apesar de ser abençoada por sua padroeira, N.S. de Santana, o estigma da carretilha de burro que o Padre Cordeiro, enterrou na saída da cidade continua fazendo efeito.

Segundo o pesquisador em histórias, Victor Hugo Vargas da Academia Santanense de Letras, nossa cidade está que nem no tempo antigo, quando nascia um vivente e só iam registrar as vezes anos mais tarde, e quando o faziam, erravam a data e o ano e o cristão ficava comemorando a sua data natalícia num dia mas a idade nunca correspondia ao que cosntava no registro. É comum ouvirmos de pessoas idosas, que suas datas de nascimento e registros estão errados. Pois conforme o que afirmou o nosso historiador, Livramento tem 154 e não 188 conforme o poder público afirma.

Portanto estamos à 34 anos a frente da nossa história. Que ela - cidade - tenha uma ou a outra idade, penso que alguém tem que posicionar-se e dirimir as dúvidas que nós leigos temos. Se existe uma lei provincial - nr 351 de 10 de fevereiro de 1857 - dizendo a data certa, porque e quem mudou a data , dia, mês e ano da emancipação do Alegrete ao qual a cidade pertencia. Penso que é urgente que alguém coloque esse trem nos trilhos. Ou será que até nessse aspecto vamos ser diferente dos demais municípios. A foto acima é do Lago Batuva, um dos pontos turisticos mais bonito da diferente cidade de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário