Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Outros tempos

Sim, outros tempos. Nos meus tempos, que já vão longe, os anos, os meses, as semanas, os dias, as horas, os mimutos, levavam uma eternidade para passar. Não existia nada, mas nada mesmo, que pudesse distrair um cristão, a não ser o serviço, dormia-se cedo e levantava-se cedo, mas muito cedo mesmo. Não existia rádio, televisão, telefone, as notíciais a gente só ficava sabendo semanas depois ou mesese depois, quando chegava um andante, que bem informado tornava-se a atenção de todos do lugar. A beira de um fogo no inverno ou na sombra acolhedora de paraíso, todos o cercavam para saber das novidades do que ocorria em outras localidades ou cidades. Assim eram os outros tempos, dificeis, complicados, penosos as vezes, mas tranquilos, sem o que vemos e ouvimos no dia a dia de hoje. Pois é, mas tudo mudou e tinha que mudar. Só que essa mudança veio com violência, desrespeito, insegurança, fragilidade da família, desintegração social, enfim a humildade, o desconhecimento de muitas coisas, foram trocadas pelo progresso, que junto carregou todos os nossos problemas e complicações sociais com qual nos deparamos nos dias de hoje. Quando vejo que meus netos e tataranetos terão sérios problemas ambientais no futuro, me pergunto, será que valeu a pena toda essa parafernália tecnológica que nós é oferecida nos dias de hoje, se logo ali teremos problemas insolúveis com a natureza? Não sei e sinceramente, nao saberia analisar por esse lado, o que sei e tenho certeza é que não estarei mais por aqui quando isso acontecer, mas que também tenho certeza que se pudesse e tivesse ao meu alcance eu tudo faria para que o futuro não fosse tão assustador como divulgas boletins e informações de órgãos que estão atentos para essa mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário