Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 25 de julho de 2009

Minhas andanças

Estou ainda bastante chateado por nao ter conseguido postar fotos. Já descobri que devo ativar ou desativar um tal de bloqueador de pop-ups ou coisa parecida. Só que tentei mas não consegui nem bloquear ou desboclear. Hoje pensei em escrever sob a viagem, mas sou obrigado a mudar temporariamente o assunto para depois voltar a viagem que no momento, estamos pernoitando em Villa Mercedes e vamos ficar por lá até eu me pronunciar a respeito deste frio. Gente, eu viajei várias vezes ao Chile, Argentina, Uruguai, grande parte do Brasil e nunca mas nunca mesmo enfrentei uma temperatura tão baixa como a que estamos enfrentando estes dias aqui no Rio Grande do Sul. O trecho das Cordilheiras dos Andes de Mendoza a Santiago do Chile, creo que já passei umas 8 vezes entre ida e volta, mas jamais enfrentei tanto frio como este de agora. Olha que por lá andei inclusive durante a noite, chegando em Los Andes 23 horas e sinceramente acho que não senti um frio como este. Enfrentei a Santa Rosa, que é a tempestade de neve mais temida por quem anda por aquelas bandas, que me lembre uma noite, um carabineiro chileno me disse que a senssação térmica em Guarda Vieja estava 23 graus abaixo de zero, devia ser umas 22 horas da noite. Olha estava frio, dava pra sentir na pele a senssação gelada, racha os lábios, a respiração parece uma chaminé mas uma coisa suportável. Eles dizem que lá o frio é enganador, a gente pensa que não está frio, mas ele penetra nos ossos, vai minando a pessoa até congelar. Mas lá é uma coisa normal. Eu sempre disse que o frio daqui é mais complicado que o de lá. Aqui, quando venta, o verdadeiro minuano, não tem roupa que o ataque. O que ocorreu neste inverno com certeza já aconteceu em outras ocasiões, eu lembro que quando eu era guri, caia geadas grandes como essas que tem caído, virava gelo tudo que era água que ficava ao relento, é claro que naquela época não tinha nem termômetro para medir a temperatura, por isso que hoje as pessoas se apavoram com as temperatura registradas. Mas a realidade é uma só, senssação térmica de 20 graus abaixo de zero como fez em São José dos Ausentes é demais. Por isso hoje vamos ficar com o frio e depois seguir a nossa viagem que também vai subir as Cordilheiras e lá durante a noite gela até a alma de quem se atreve a enfrentá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário