Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana Farroupilha

No dia 14 de setembro, viajei de Lageado para Caxias do Sul e dia 15 fui de Caxias a Porto Alegre onde permaneci até o dia 16 oportunidade que retornei a Lageado. Ness excursão tive a oportunidade de verificar em várias localidades a maneira de como essas comunidades festejam a Semana Farroupilha. Lageado não vi nada a não ser umas três pessoas pilchadas e nenhum evento a não ser o anúncio na TV que a espada que pertenceu a Bento Gonçalves estava exposta na Casa de Cultura. Entre Lageado e Caxias do Sul,não vi ninguém pilchado ou qualquer referência ao evento que segundo a midia está sendo comemorado em todo o Estado. Em Caxias, andei pelos bairro sem ir ao centro, também não via nada a respeito, e ninguém pilchado com excessão do meu neto de apenas 3 anos que ao me ver pilchado exigiu que a sua mãe providenciasse em suas pilchas. De Caxias a Porto Alegre, não vi nehum movimento nesse sentido. Na Capital os únicos pilchados que encontrei foram meus colegas Conselheiros da ASSTBM ( Associação de Sargento, Sub Tenentes e Tenentes da Brigada Militar ), que estavam a caracter a pedido do Presidente do Conselho que queria na reunião homenagear os Farroupilhas. Na noite do dia 15 eu e mais dois colegas, fomos ao Acampamento Farroupilha, tão badalado e o único que recebe em torno de um milhão de reais para o evento e que desse montão de dinheiro,sai os caraminguados pilas para as cidades do interior organizarem suas festas. Fiquei não surpreso, porque já tinha essa certeza por já ter visitado esse acampamento em outras oportunidades, simplesmente comprovei o tradicionalismo cultuado em Porto Alegre. Galpões e Piquetes particulares, de firmas ou de grupos familiares, com pouca participação de CTGs, que mantem as entradas fechadas ou se abertas com um ou dois segurança nas cancelas com a determinação de só entrar que tiver permisso para isso. Sim mas tem o problema segurança, que até concordo em partes. Mas a minha conclusão, é que é um tradicionalismo particular, familiar ou empresarial que nada tem a ver com aquele tradicionalismo expontâneo que costumamos presenciar e participar em nossas cidades do interior ( campanha )do Estado e nem nada a ver também com o tradicionalismo Organizado que apregoado e cobrado pelo órgão maior. Fica uma observação, aos tradicionalista principalmente de Livramento: Aqui as Comissões Organizadores não tem a mesma missão, de proibir os cavaleiros de andarem complicando pelas ruas, por aqui eles não andam a cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário