Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mudanças

As coisas mudaram.
E como mudaram. Quero pedir licença ao laureado escritor Juremir Machado, para plagiá-lo.
Sou um grande admirador e leitor da sua coluna , onde os fatos abordados ocorrem em Palomas sua terra natal. Com esses artigos ele projeta no mundo a sua vila. Eu tenho uma chácara em Palomas e sou apaixonado pelo lugar, meus artigos que não terão a dimensão dos publicados pelo egrégio jornalista, farão referências ao Plano Alto, uma vila no municipio de Uruguaiana onde eu nasci e dei meu primeiro berro ao chegar neste mundo. A vila do Plano Alto está para Palomas como Uruguaiana está para Livramento, quem conhece estas duas cidades saberá dimensionar o tamanho das duas localidades.
Após as justificativas preliminares, vamos ao assunto que me inspirou para esta postagem.
La no Planol Alto, o indio para ganhar uns carminguados pilas, tinha que suar a camiseta e as vezes mesmo suando a camiseta, os pilas que o vivente ganhava não sobrava nem pra tomar um trago no bolicho do Pedrinho.
É claro que muitos faziam algumas tarefas e não recebiam nada, ainda pairava no ar por la aquele sentimento escravagista, onde o vivente tinha que suar o topete, sem ganhar nada.
Com todos esse pormenores, eu jamais tive noticias de que alguém la do Plano Alto ganhasse alguma coisa sem arcar o lombo. Mas tudo muda neste mundo de Deus e sempre muda pra melhor, é claro que esse melhor atinge 99,99% dos que tem as costas largas e apadrinhagem, para o peão, o descamisado, aquele que mal sabe assinar o seu nome, pra esse não sobra nada dessas mordomias e quando sobra alguma coisa é sempre para ferrar o vivente.
Mas de qualquer maneira como bom Planoaltense e procurando livrar a cara dos meus amigos do Plano Alto, tenho a obrigação moral de avisá-los dessas mudanças.
Atenção Planoaltenses, agora é lei e não é qualquer leizinha municipal feita pelos vereadores de qualquer cidade, esta lei é Estadual, feita pelos Srs Deputados que todos nos votamos e vamos continuar a votar. Segundo foi escrito no blog Roda de Chimarrão do dia 03.01.10, uma nota editada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dizendo que é legal ganhar sem trabalhar, sem aparecer no local de trabalho, sem que nem a assessora mais chegada do Patrão lhe conheça. Claro que é legal pra quem tem o caradurismo de nem ao menos se defender, é legal pra quem tem um representante ou porta voz tão cara de pau como o empregado fantasma, que vem a público justificar o injustificável e ainda usar terceiros para indiretamente ameaçar quem o critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário