Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quinta-feira, 29 de julho de 2010

VELHO CAUDILHO



Neste canto, a beira deste fogão, era o meu lugar preferido para matear e prosear com o meu velho. Ouvi muitas histórias e contos, alguns verdadeiros outros nem tanto, mas que sempre assimilei com respeito, orgulho e admiração pela experiência e sabedoria dele. Matear e conversar era o presente que eu ganhava quando o visitava. Estávamos todos prontos para comemorar os seus 97 anos no dia 15 de Agosto. Seu aniversário seria no dia 10. Mas fomos surpreendidos pelo destino, que a nós não pertence. A festa seria no Piquete dos Sigaran, amigos nosso la do Plano Alto, uma novilha de sobre ano já tinha sido doada por um dos seus grandes amigos, o NAIRO GENRO, que também tinha prometido que dizia: Seu Ulisses, o senhor vai durar mais de 100 anos e quando o Sr. completar 100 anos, vou juntar o gado na estância e o Sr vai escolher o churrasco. Não vamos culpar ninguém, foi a lei da vida, que nós tirou esta oportunidade. No dia 25 ,mesmo medicado e aparentemente recuperado de um mal estar que o incomodava, entregou-se, sereno, tranquilo e calmo. Simplesmente pegou no sono para só acordar lá junto com o criador. Ficamos todos frustrados, tristes, mas conformados, DEUS nos deu a oportunidade e a felicidade de poder acompanhá-lo durante esses longos anos. Não sou religioso , mas pensei e cheguei a seguinte conclusão: A morte, não é uma separação, para mim, é um ato que DEUS escolheu para que os familiares e amigos tenham a oportunidade de reunirem-se para prestar homenagens a seus entes queridos e nessa reunião fazer uma recapitulação do que foi a vida daquele que nos deixou. Pois o seu ULISSES DE MEDEIROS, mostrou o seu carisma, no último ato da vida que é a morte, conseguiu nesse ato reunir mais de 100 pessoas, amigos e familiares, que em sua volta meditaram, relembraram, seus atos, suas atitudes, seus exemplos e seus feitos, atividades essas que foram a base da nossa formação e do que todos nos conseguimos realizar em nossas vidas particulares. Apesar de não ser religioso, rendo-me ao poder do CRIADOR, que através de ato, mostrou-nos que o caminho e a verdade só a ele pertence, cabe a nós que ainda ficamos por aqui, esperar pacientemente a nossa vez e tomara que nós consiga o que conseguiu o nosso velho pai, mostrar sua força de união, mesmo depois de morto. DESCANSA EM PAZ MEU VELHO, pois tu realmente mereces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário