Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LOS 33


Fazendo o que todo o mundo fez no dia 12 e 13 de outubro, fiquei rememorando o feito dos Chilenos, realmente eles são incríveis, sobrevivem sob qualquer circunstâncias, isto está no seu sangue, na suas mentes, enfim na característica daquele povo. Eles são solidários, parceiros, amigos, camaradas, companheiros, um povo que merece a admiriação do mundo. Com este salvamento feito em tempo record, eles se superaram a si mesmos, demonstrando a sua capacidade, habilidade e experiência em casos átipicos. Ou melhor eles lá naquela região precisam de tudo isso para poderem sobreviver. Quem teve a oportunidade de conhecer aquele País e o seu povo, sabe do que eles são capazes. O Chile é uma tira de terra que começa no extremo sul da Terra do Fogo e vai até a fronteira da Bolívia com o Peru, não sei exatamente o comprimento, mas sei que a largura não passa do 270 kilomêtros entre a Argentina e o Oceano Pacífico, seu território não tem mais que 25% habitável e os outros 75% são de áreas inóspitas, comberta pela Cordilheira dos Andes, com altas montanhas cobertas de gelo e ainda grande extensão com um dos desertos mais seco do mundo, o Atacama, onde fica a mina San José próximo da cidade de Copiacó. A mim e quem sabe das suas capacidad de sobreviver nessas áreas montanhosas, não surpreendeu o que vimos no sucesso que foi esse desastre mineiro. Lembrei quando em agosto de 2007 fui àquele País para trazer uma sobrinha minha que morava em Santiago sua capital. A viagem foi um sucesso, saimos de Uruguaiana, 24 passageiro, 19 chilenos, 03 brasileiros e 2 argentinos, quando chegamos em nosso destino, não foram os passageiros que chegaram e sim 22 familiares unidos e integrados, trocando telefones e emails , mas o que me surpreendeu, foi quando o ônibuschegou dentro do túnel Cristo Redentor e ao atravessar a linha imaginária entre o Chile e a Argentina, explodiu um grito de vitória e uma música começou a tocar bem alta e todos o chilenos cantavam o hino do seu País, abraçando-se e dando gritos de hurra e ''VIVA TCHILE'', sinceramente foi emocionante ao ponto de nós brasileiros chegar às lágrimas ao participar de um ato que eu nunca tinha presenciado igual. Por isso ao ver os repórteres emocionados cada vez que a capsula FENIX chegava com mais um sobrevivente, para mim não foi surpresa, por saber do amor que cada um deles tem por seus hermanos. Devemos nós aqui de longe, seguir exemplo tão bonito e agradecer à NOSSA SENHORA APARECIDA, que no seu dia com certeza estava auxiliando tarefa tão difícil, mas que foi executada com muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário