Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TRADICIONALISMO



Eu tinha prometido pra mim mesmo que não mais meteria a colher na festa dos outros, mas como a Semana Farroupilha eu considero que seja de todos nós, volto a fazer comentários sob o que acho certo ou errado. Baseado numa notícia referente ao Parque Farroupilha de Porto Alegre, vou meter a minha colher, por la eles quer proibir os cavalos de andarem no interior do parque.Ele foi criado em função dos cavalos. Festejo Farrapo sem cavalos, eu nunca vi ou presenciei tal barbaridade. Dizem eles que o motivo é a segurança das pessoas que circulam no interior do evento.Eu coloquei duas fotos que tiramos em

Tacuarembó - Uruguai na Fiesta de La Patria Gaúcha, por la, os cavalos, motos, bicicletas, carros, pessoas, todos andam juntos no interior do envento e cada um acha o seu espaço. Durante 22 anos que participamos dessa festa, nunca presenciamos um incidente. Portanto acho um absurdo essa proibição e tomara que os participantes façam de tudo para que ela não se crie, pois hoje é o cavalo, por segurança, amanhã será chimarrão por qualquer desculpa sem fundamento como essa e finalmente, proibirão as pilchas, terminando com o evento que foi criado exatamente para cultuar e usufrir dos usos e costumes de todos nós. Por aqui, ouvindo uma rádio local, o locutor que hoje faz parte da organização da nossa Semana Farroupilha, também creio que com pouco assunto sob a história dos Farrapos, lamentou que um cap da Brigada Militar por não estar na cidade, deixou de comparecer ao programa, onde ditaria ( ditadura ) as normas e regulantos do desfile deste ano. É inacreditável que algúém, possa querer ensinar os tradicionalistas encilhar um cavalo, como montar e como conduzir esse animal durante o desfile. Quem não souber fazer isso, não deve nem comparecer na festa. Querer criar regulamentos já que já existem muita frescura. Quem se portar mal nos desfiles, desrespeitar alguém ou coisa parecida, a Brigada não necissita ir para a rádio, ela e eles - os brigadianos - sabem o que devem fazer e quem portar -se dessa maneira deverá arcar com as consequências de seus atos. Quanto a proibição de andar a cavalo no Parque Farroupilha se pegar, vão querer fazer o que sempre alguns cabeças de bagre tentaram aqui, proibir os gaúchos santanenses de andarem a cavalo nos dias que antecedem o desfile. Delimitar as ruas centrais para evitar acidentes, sempre foi o pensamento de todos, mas proibir é coisa de cara que tem vontade de ser gaúcho, mas só o é, baseado no que aprendeu nos livros, pois vivência da área campeira, nunca teve.




2 comentários:

  1. A festa do Harmonia em Porto Alegre me perdoeem os participantes que muitas vezes nao tem nada que ver, está muito longe de ser algo tradicionalista, pq se quem vai visitar as instalações e tiver a intenção de entrar em algum galpão que nao seja de alguem conhecido com certeza vai ser barrado, pq a grande maioria ds piquetes ficam totalmente cercados e sendo quase impossivel de adentrar, tendo muitos inclusive porteiros pra controlar a entrada de quem nao é convidado,cada um tem seus galpões, pelo pouco que vi quase nada de tradicionalismo e sim um modismo, onde pessoas que muitas vezes tripudiam os verdadeiros gauchos nessas datas poem uma boombacha e uma bota e se acham os tais gauchos e muitas vezes nao sabem nem dar um nó no lenço. Muito diferente das festas gauchas do interior principalmente, querem proibir os cavalos que são o simbolo dos farrapos, verdadeiros heróis que carregaram e carregam o povo gaucho, sinceramente é coisa de quem nao entende nada de tradição mesmo, lamentavel.

    ResponderExcluir
  2. VILMAR OBRIGADO POR TER VISITADO O MEU BLOG,SOU UM FÃ DO TEU IRMÃO,ENIO MEDEIROS PRA MIM REFLETE A PURA IMAGEM DA NOSSA MUSICA GAUCHA QUE HOJE EM DIA ESTA TÃO DESCARACTERIZADA PELAS NOVAS GERAÇÕES ESTOU SEGUINDO TEU BLOG.
    UM ABRAÇO
    WWW.FONTERICO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir