Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 19 de novembro de 2011

Balceiros e chibeiros

je pela manHohã, lendo no Correio do Povo, duas matérias me inspiraram para fazer esta postagem.Primeira a crônica do Juremir sob as caixas de fosfóros e posteriormente a descida do rio Uruguai, feita pelos remanescentes Balceiros e Chibeiros. Para muitos estas palavras são desconhecidas, mas para quem conheceu os balceiros que desciam o rio Uruguai, transportando madeiras rio abaixo e os Chibeiros que faziam as ligações entre as cidades ribeirinhas de Brasil e Argentina, estas palavras além de saudosas, eram também um meio de sobrevivência daqueles tempos. Pois eu, não fui balceiro e nem chibeiro, mas o tema me toca e muito. Criei-me na Vila do Plano Alto, que fica apoximadamente uns 45 kms do rio Uruguai, mas como Uruguaianense, conheci de perto o que foram os Chibeiros e o que foi o conhecido Buraco em Passo de Los Libres e posteriormente, tive a oportunidade como Fuzileiro Naval de servir na cidade de São Borja e la, tive um contato assíduo com os Balceiros que com enormes balsas transportava madeiras vindas das regiões madeireiras do alto Uruguai.Naquela época esse era um meio de sobrevivência e hoje a descida é para lembrar que o avanço tecnológico e a construção da ponte que liga São Borja a Santo Tomé, tirou dessas pessoas o trabalho que era o sustento de suas famílias.Creio ser difícil o retorno dessas atividades, mas pelo menos os Chibeiros, poderiam fazer a travessia novamente, levando turistas ou pessoas que tivessem interesse em recordar o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário