Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 19 de novembro de 2011

Negros

Amanhã é dia da conciência negra.Eu apesar de negro, nunca me alinhei com qualquer movimento a respeito da raça.As vezes fui identificado como um negro diferente.Não saberia explicar os motivos ou o motivo que me levou a tal procedimento. Se quando jovem nunca me importei em participar, hoje com a idade que tenho será muito difícil tomar uma decisão a respeito.Não que não sofresse na pele o fato de ser negro e pobre.Sofri a discriminação que qualquer negro sofreu e sofre neste País de miscigenados.Sempre achei que nós negros apesar de discriminados, não somos os únicos.A discriminação faz parte do ser humano, chego a achar que tem negros que discriminam negros e por aí a fora. Mas ontem olhando um programa de televisão, escutei um pronunciamento do Pelé, que me chamou a atenção. Perguntado qual a sua posição sob os negros discriminados em campos de futebol, principalmente nos países europeus, respondeu que achava que a mídia exagerava um pouco, no seu entender as coisas estavam se acomodando. Ainda bem que a reporter o criticou duramente pelo seu pronunciamento a respeito.Ele sim é um negro diferente, bem situado,paparicado por onde anda, com certeza nunca soube o que é discriminação depois que se tornou o rei do futebol.Nesse ponto, concordo com o Dep. Federal Romário, ele o Pelé, calado é um poeta.Pois apesar de não pertencer a qualquer sigla ou movimento em defesa da minha raça, quero deixar o meu agradecimento pelo o que eles '' DEFENSORES'' fizeram e os sacrifícios sofridos, para pelo menos hoje nós negros termos voz.Certa feita, eu tinha oito ou nove anos, quando participei como guri que se infiltra em tudo que pode, de um churrasco político la na Vila do Plano Alto.No churrasco, havia gente de tudo que era pelo misturada, quando chegou a noite teve um baile para finalizar o encontro.Juntamente com outros guris da minha idade, adentrei ao local e por la estávamos de molecagem, quando um cidadão que hoje deve estar selecionando pessoas junto ao São Pedro, me pegou pelo braço e me tirou do local.Até aí tudo bem, eu não ía dançar mesmo era uma criança, mas o que chocou e lembro como se fosse hoje, foi o que ele comentou com outro parceiro dele: Esse negrinho pensa que é gente.Fui pra casa sem entender direito o seu pronunciamento,eu realmente achei que eu era um guri igual aos outros. Só o tempo me ensinou as diferenças entre ser NEGRO OU BRANCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário