Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LIVRAMENTO PRESENTE

Santanenses estarão presentes no mais novo festival de
poesias do Estado

Os santanenses vão mesmo estar presentes por todos os palcos do Estado neste mês de setembro.
Além das classificações de várias músicas de locais nos mais diversos rincões e os poemas já classificados no festival Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório, os poetas de Livramento conseguiram mais um grande feito ao garantir três poemas selecionados para o mais novo festival do Estado o "Querência Amada", da cidade de Rolante.
No palco estarão representando a Fronteira da Paz os seguintes poemas: "Diferenças", de José Wilmar P. de Medeiros, na voz do atual campeão estadual do ENART, Fábio Malcorra, ao som do violão de Leandro Lopes Correia; "Resto de Safra", de Jorge Luiz da Rosa Chaves, interpretado por Cristiano Ferreira, tendo Gustavo Neto como amadrinhador; e "De Regalo - Romance Campeiro", de Cristiano F. Pereira, declamado por Neiton B. Perufo, também amadrinhado por Gustavo Neto.
O 1º Festival de Poesias Gaúchas: Querência Amada, será realizado no dia 15 de setembro de na cidade de Rolante, às 20h, nas dependências do C.T.G. Passo dos Tropeiros. A Comissão Avaliadora é composta por Wilson Araújo, Valdemar Camargo e Jéferson Rogério Valente de Barros.

O festival

“O Festival de Poesias Gaúchas Querência Amada é um concurso de poesia e declamação, cuja temática está identificada com o contexto sóciocultural do Rio Grande do Sul, abordando as diversas nuances poéticas que caracterizam a produção literária de nosso estado.
O evento integra um projeto cultural, desenvolvido pela SMEEC, Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Rolante, e em parceria com o CTG Passo dos Tropeiros, tendo por objetivos: integrar, através da poesia, a comunidade de Rolante ao Movimento Tradicionalista e Nativista do Rio Grande do Sul; divulgar a arte, a história, e a cultura do Rio Grande do Sul, através do verso; abrir novos espaços para poetas e declamadores”, conta o poeta santanense Cristiano Ferreira, atualmente radicado na caputal do Estado, e que percorre o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao lado de outros santanenses, coleciondo troféus e obtendo lugar de destaque entre os mais importantes poetas gaúchos.
O nome do festival é o de uma das música mais conhecidas de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, o homenageado com a nomenclatura do evento, ele que é o filho mais ilustre de Rolante, e não de Passo Fundo, como muitas pessoas pensam em função da música "Gaúcho de Passo Fundo".
Haverá premiação de 1º a 3º lugares entre poemas e declamadores e de 1º e 2º lugares entre os amadrinhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário