Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 16 de julho de 2011

PLANEJAMENTO

´Planejamento, é a arte ou o sistema organizacional de qualquer pessoa, orgão ou estabelecimento, que projeta suas atividades, responsabilidades e planos. Na realidade, são uma série de palavras que só funcionam quando alguém ou algo superior ( DEUS ) segundo a nossa crença, permite que tudo saia de acordo com os nosso planos. Porque toda essa parafernália de palavras. Simplesmente para relatar aos que acessarem este blog, um fato que revolucionou os meus últimos dias. Ao saber que o meu filho iria a Uruguaiana que fica a 240 kms de Livramento para voltar no mesmo dia, decidi que seria uma oportunidade de fazer um passeio rápido tranquilo. Esse foi o meu planejamento, sem me preocupar com o planejamento do Home Véio la de riba. Saimos daqui às 09 00 hrs, conversando, contando histórias. Na metade da viagem senti vontade de urinar, mas era algo sem urgência que daria tranquilamente para aguentar até o nosso destino. Só que quando chegamos em Uruguaiana, já cheguei com dores na bexiga, pensando ser a vontade de urinar, naturalmente fui ao banheiro. Bem meus amigos a partir daí, o meu planejamento foi para as cucuias, fui levado imediatamente para o pronto socorro e mesmo como todas as enfermeiras e a presença de um médico, não foi possivel passar uma sonda e como eu já nao aguentava mais a dor, a senssação era que eu esplodiria. O médico resolveu suspender a tentativa da colocação da sonda e fez uma puncão direto na bexiga. Imediatamente senti o alivio na dor e a minha pressão arterial que estava 22/11 começou a voltar ao normal. A partir daí dois dramas. 1 - Eu andava sem meus documentos - carteira do ipê - fui para a ala dos indigentes ou algo parecido. 2 - Com a punção aliviou a dor, mas continuei sem conseguir urinar. Fui 45 vezes no banheiro, isso das 15 hrs até às 03 00 da madrugada e todas as tentativas com dores horríveis. Nesse meio tempo, meu filho que voltou a Livramento, pegou meus documentos e minha esposa e retornou a Uruguaiana, chegando por volta das 23 30. A partir desse horário, eles enfrentaram uma guerra verbal com o sistema de internação do hospital, que por divergências com os planos de saúde se negam ou protelam as internações, ficando os familiares e os pacientes a mercê da má vontade e falta de respeito com os que deles precisam. É preciso registrar, que desde a hora que cheguei no pronto socorro - 13 00 de terça feira, fiquei sem comunicação com ninguem, proibido de telefonar até às 02 00 hrs de quarta. Nem quando tive preso em San Francisco na Argentina, o regime foi tão duro como o sistema ditatorial da Santa Casa de Uruguaiana. Quando meu filho e minha esposa já estavam prestes a apelar para registrar uma ocorrência policial na tentativa de me tirarem de uma maca para que eu fosse transferido para um apartamento que eu tinha direito, um santo médico Dr Olavo que já tinha me atendido no pronto socorro, sabendo do meu sofrimento, assinou a internaçao. Quando cheguei no apartamento, já não aguentava mais o desespero de não ter urinado até aquela hora. Fui para uma nova tentativa de sonda que se nao fosse possível haveria mais uma punção direta na bexiga. Temendo mais um furo direto na bexiga, decidi aguentar o máximo possível para que a sonda atingisse a bexiga. Coloquei a colcha e lenços entre os dentes, me segurei nas borda cama e em acordo com a enfermeira - JANE - fomos a luta e graças ao Home Véio , conseguimos chegar no objetivo, o alívio foi imediato e a partir daí começei realmente a me sentir melhor. Só que: Em Uruguaiana os urologista se desligaram de todos os planos e quem está fazendo esse setor, é um médico de Itaqui, mas que segundo uma informação interna do próprio hospital, ele vem uma vez por semana, dá uma olhadinha rápida nos pacientes e cai fora. Com essa informação, entramos em acordo com o Dr Olava, recebi alta e voltei a Livramento com a sonda para fazer um tramento adequado em casa. Por que me estender num assunto particular e que pode não ser do interesse dos outros. O objetivo é que os que tiverem acesso ao acontecimento, tirem suas conclusões. - Levem sempre todos documentos necessários e ainda uma sacola com os materias como, um par de chinelos, material higiênico, uma muda de roupas, por mais curto e breve que possa ser o deslocamento. OBSERVAÇÃO: QUERO DEIXAR CLARO QUE O FATO DE TER FICADO NUM SETOR ONDE FICAM AS PESSOAS SEM RECURSOS, NÃO TENHO NENHUMA RECLAMAÇÃO EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO QUE RECEBI, FICA PORTANTO O NOSSO AGRADECIMENTO AOS FUNCIONÁRIOS - ENFERMEIROS E O DR OLAVO - pois os entraves foram do sistema organizacional do Hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário