Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

quarta-feira, 6 de julho de 2011

VETERANOS - 1



Este é o velho Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana, ali tinha, a 7ª e a 6ª Regionais, duas Companhias, a 1ª pertencente ao 5ºd Distrito Naval com sede em Florianópolis e a 2ª sediada em Ladário Rio Grande do Norte, quero que os Veteranos que acessarem esta postagem, me corrijam se algo estiver errado. Nas minhas crises de banzo, fico olhando estas velhas fotos e recordando a minha passagem por essa Unidade Militar. A esquerda e ao fundo na foto, a pequena igrejinha de Nossa Senhora dos Navegantes, que na Legalidade, 1961 e na Revolução sem brigas de 1964, muitas vezes abrigava algum Esquadrão, com suas mochilas e armas, mas tenho certeza que nada era mais ofensivo a Santinha, que a lingua afiada de muitos Fuzileiros, inclusive Eu. No início algum superior tentava amenizar as barbaridades que eram pronunciadas, mas como não era atendido, liberava geral e aí corria floxo.O prédio grande em forma de H, na frente ficava Sala de Estado, secretarias, alojamento de oficiais, praça d'armas e outras repartições, era ligado ao prédio do fundo por um corredor, na parte térrea, rancho, cassino de praças, refeitório e parte de cima, o grande alojamento das praças, habitat natural e acolhedor dos mexilões e pessoal de serviço, tinha muitos outros prédios menores, que seria demais dissertar sobre eles, mas que estão gravados na consciência de todos nós que la servimos. Tive a pretensão de postar hoje o sistema disciplinar da Marinha de Guerra que é totalmente diferente de outras força, mas ficará para a próxima postagem. Ao ver a foto acima, não consegui me conter sem contar para quem aqui aportar, o que ela representa para nós Veteranos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário