Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sexta-feira, 22 de julho de 2011

VETERANOS - 3

DISCIPLINA
Hoje, vamos abordar um assunto conhecidissímo de todos nós militares, mas diferentes em cada Força. Na Marinha, a disciplina é completamente diferente das outras organizações.La temos a Prisão Rigorosa, simples, detimento repreensão e serviço extra.
Prisão rigorosa,
o nome já dá uma dimensão da falta. São aquelas faltas na qual o infrator é levado até uma cela militar dentro do quartel, que tem as mesmas características de um presídio comum. Geralmente ela não passa de 10 dias, o que corresponde tirar 5 dias na cela - popularmente na Marinha conhecida como BAILÉO - tira mais 5 dias detido no âmbito do quartel para pegar sol e fazer algumas faxinas - limpezas - e volta ao bailéo para tirar mais 5 dias, o que acaba fazendo o infrator cumprir na realidade 15 dias de cana. Eu que fui na Marinha um bola sete - mau peixe - fui punido com dez dias de prisão rigorosa e nos dois primeiros dias, dormi, joguei cartas, fiz palavras cruzadas pensando estar no paraíso, só que os outros dias restantes foi um verdadeiro martírio, quase fui a loucura. Serviu para que jamais eu cometesse uma falta que me levasse ao bailéo novamente, ou melhor quando servi em São Borja, peguei mais dez ma, isto é outra história que contaremos mais tarde.
Prisão simples,
esta como o nome já a caracteriza, era no âmbito do alojamento, só saia para cumprir a escala de serviço e eu que também fui punido nessa categoria, acho uma verdadeira moleza.
Detimento,
essa era verdadeira moleza, o infrator permanecia no perímetro do quartel, podendo participar de todas as atividades inerente ao efetivo, só não podia baixar terra - sair do quartel -.
Repreensão,
essa eu que fui um indisciplinado na Marinha, tirava de letra, me repreender era como me dar um pirulito ou algo parecido, mesmo que sempre era na presença do Pelotão em forma, para que o repreendido repensasse seus erros e voltasse ao seio dos disciplinados, para mim, nunca surtiu o mínimo efeito.
Serviço extra,
bem esse sim eu sempre considerei o pior castigo, esse eu respeitava e quando era punido - e fui várias vezes - sabia da fria que era. Consistia em pagar o castigo na escala de serviço, só que contava nas folgas, numa escala de 24/24 - 24 hrs de serviço e 24 hrs de folga - quando a pegava 3 dias de serviço extra, passava exatamente 6 dias de serviço sem moleza, o que deixava o vivente dormindo em pé.
Na próxima postagem sobre os Veteranos, vou contar como eram aplicadas essas punições, como era feitas as partes, o que também era totalmente diferente das demais Organizações Militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário