Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

24ª. Cavalgada



21 de agosto, portanto faltando apenas 7 dias para o inicio da cavalgada, mas já tudo pronto, o pessoal ultimando os detalhes para a viagem. O tempo depois de mostrar a cara feia, com chuva, vento e frio, agora apresenta dias lindos, frio mas com muito sol e prometendo na próxima semana a partir de terça feiras, temperaturas acima dos 28 graus.
A chama será acesa amanhã em São Lourenço, mas nós aqui da Fronteira da Paz vamos estar lá no dia 28 do corrente. A novidade que teremos ,é que a AVCFN ( Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais ) através da sua Regional de Porto Alegre da qual eu faço parte por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, estará lá também presente, só que embarcados, os representantes desse Grupo estarão pegando a Chama Náutica que vai através da Lagoa dos Patos levar por água até Rio Pardo, berço do Almirante Negro que revoltou os Marinheiros contra o uso da chibata como castigo nos Navios de Guerra brasileiros , também como os Farrapos, eles lutaram pela liberdade de expressão e contra as leis absurdas da época.


Somos totalmente favoráveis a esse ato náutico, pois os companheiros do AVCFN, estarão prestando também uma homenagem simbolica ao Marujo Farrapo Herói de dois mundos Giuzzeipi Garibaldi que tão bem representou os homens do mar no feito histórico da Revolução Farroupilha.
Voltando aos nos cavaleiros e seus objetivos como em anos anteriores, esta cavalgada tem a filnalidade de transportar uma centelha da ''CHAMA CRIOULA do ponto determinado pelo MTG ( Movimento Tradicionalista Gaúcho) do qual o grupo é filiado, ou seja de São Lourenço

do Sul, pelos caminhos do nosso Rio Grande até Santana do Livramento, a pata de cavalos, repisando caminjo e reprisando os feitos de nossos antepassado. Neste trajeto com certeza, vamos somar conhecimentos, veremos coisas novas, reviveremos coisas antigas, histórias de nossa história. Faremos muitos amigoa ao longo dessa cavalgada, nossa intenção é manter esta atividade para repassá-la aos nossos filhos e netos. Acreditamos na parceria homem/cavalo como a mais antiga e salutar para o físico e a mente do gaúcho.
Hoje vamos acrescentar o nome de mais dois grupos:
GRUPO TRADICIONALISTA NASCENTE DO IBIRAPUITÃ
Milton Jorge Fragoso Duarte = Nazur Fialho Figueira = João Alberto Pires Menezes =
Luiz Fernando C. Baptista = Juan Carlos Gonzales = Paulo Melo = Francisco Carlos B. Correa =
Adão Luis Ataides da Silva = Fernando da Silva Nicorena = Carlos Alberto Ribeiro Silva =
Ygor Pereira Argiles = Volnei Leite do Espirito Santo.
FOGÃO NEGRINHO DO PASTOREIO
Américo Silveira Simões = Antonio Carlos Barreto Guedes = Ronaldo Berggmuller Avila =
Gilda Barbosa Rodrigues = Ranulfo Brinhol Peralta = Pedro Moacir Caldeira Barreto =
Marcio Leite do Espirito Santo = Flavio Maciel = Osmar Pires da Silva

As duas fotos são da cavalgada a Cangussú: a primeira na estrada em direção a Cangussú e a segunda, em Cangussú quando foi entregue a Chama do Congresso Tradicionalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário