Minhas raízes

Uruguaiana

domingo, 2 de agosto de 2009

Minhas andanças - 7º. dia

Vamos inicial nossa viagem, com a apresentação de pontos de estamos saindo, a primeira foto é na saída de Uspallata com destino a Punta de Vacas já no alto das Cordilheiras, em direção a túnel Cristo Redentor que faz divisa com o Chile. A outra é para que os visitantes deste blog, tenha uma idéia de como fica a região quando há tempestade de neve, nessa foto, foi em agosto de 2005 por ocasião da Santa Rosa, que é um tempestade respeita e temida por quem mora por lá ou quem ousa desafiá-la.Conforme a postagem anterior, nós deixamos um dia lindo para enfrentar um dia horrivel para subir. Saimos com muito frio e com uns 5 km de viagem já estávamos enfrentando a neve que caia constantemente, a ponto do limpador de parabriso não conseguir desempenhar a sua funçao. Já na saída demos de cara com uma carreta que deslizou na neve e estava encostada de lado no manontaha. Mesmo assim fomos aos poucos vencendo a subida. Em três dia vencemos 1.472 kms, mas para resolver o problema dos documentos, levamos 04 dias. De Uspallata de onde saímos, até o Túnel do Cristo Redentor,

Las Cuevas, Polvaredas, Los Pinetentes,Puente del Inca, Los Horcones , Punta de Vacas, Sistema de Aduanas Integradas, Argentina/Chile, Túnel Cristo Redentor, Aduana chilena Lol Libertadores, Guarda Vieja, e Los Andes , cidade chilena onde se faz aduana para seguir destino.

Nesse trecho, fizemos um total 96 km, só que para fazer esse trecho qualquer caminhão carregado leva para subir ou descer entre 6 e 7 horas as vezes até mais. Mas voltando a nossa viagem propriamente dita, quando chegamos em Punta de Vacas, estava tudo trancado, estava nevando muito forte e lá quando isso ocorre é comum eles tracarem tudo não entra nem sai de lado nenhuma até a situação voltar ao normal ou dar condições de tráfego. Outro detalhe é que a partir das 21 horas não se faz mais aduana, ou seja que deseja entrar ou sair das Cordilheiras tem que obedecer esses horarios. Ficamos parados em Punta de Vacas das 13 as 17 horas. Primeiro liberaram os ônibus e depois começaram a largar os caminhões. Sentimos que íamos pegar a noite e realmente aconteceu, passamos pela aduana chilena fomos liberados e começas a descer as montanhas, incluse a parte mais complicada da viajem, são 33 curvas em ascendente ou descendente, quem desce tem que usar de todas as artimanhas para não deixar o caminhão obedecer a lei da física, que é descer sem controle, é necessário usar freio de pedal, freio motor e ainda segurar na caixa. Nesse trecho, a gente sai de 3.125 metros do nível do mar e chega em Guarda Vieja que fica a 1.125 metros NM, portanto a descida de 2.000 mts e em Guarda Vieja se chegar com o pneus fumaceando eles além de multarem arrisca apreensão da carteira inclusive. Eles monitoram lá de baixo que vai descendo, não pode ultrapassar e se correr o uso excessivo do freio aquece os pneus a ponto de fumacearem e isso eles não perdoam. Inclusive nessa viagem o meu mano segurou de mais e um chileno que vinha atráz denunciou aos Carabineiros Chilenos, o que ocasionou num multa de 50 dolares. Mesmo assim a descida foi tranquila, chegamos em Los Andes, entragamos os documentos da carga para o despachante da empres e fomos para um estacionamento chamado Maria que fica em San Rafael para esperar a liberação para seguir viagem. Na próxima postagem, vamos contar como foi a estadia nesse local até seguir em direção a Santiago do Chile que era o nosso destino