Minhas raízes

Minhas raízes
Uruguaiana

sábado, 10 de setembro de 2011

INACREDITÁVEL

Na cidade mais autêntica em matéria de regionalismo e tradição, o monarca das coxilhas O CAVALO foi proibido de circular nas principais ruas da cidade. Tenho certeza que BENTO GONÇAVES, DAVI CANABARRO, ANTONIO DE SOUZA NETO, ONOFRE PIRES e tantos outros destacados caudilhos da Revolução Farroupilha, devem estar dando voltas em suas tumbas com o absurdo do decreto assinado pelo Prefeito de nossa cidade. Como tradicionalista, escritor, declamador, poeta e amante das nossas mais puras tradições gaúchas, sinto-me envergonhado e constrangido com uma ordem que nem durante o regime de excessão que viveu nosso País por 20 anos eu tive a oportunidade de presenciar tamanha barbaridade.Transcrevo aqui, parte do decreto que já é noticia nacional e internacional, mais uma vez ganhamos a mídia num vexame sem precedentes.Peço desculpas a todos os companheiros que tenham cuidado e forrageado seus cavalos, por sentir-me impotente para defender os seus direitos de ir e vir que a constituição nacional nos permite.

Decreto proíbe andar a cavalo em ruas de Santana do Livramento durante a Semana Farroupilha

Quem descumprir a ordem está sujeito a ter o animal apreendido

Marina Lopes | marina.lopes@zerohora.com.br

Um decreto assinado pelo prefeito Wainer Machado (PSB), de Santana do Livramento, uma das mais gaudérias cidades da Fronteira Oeste, vem causando polêmica.

O documento proíbe, entre outros itens, que durante a Semana Farroupilha pessoas circulem montadas a cavalo em 10 ruas e avenidas do centro do município.

Quem descumprir a ordem está sujeito a ter o animal apreendido além de pagar despesas de remoção e diária do local onde ficará o animal.

O decreto está em vigor até o dia 25, com a exceção dos eventos da chegada da chama, nesta quarta-feira, e do 20 de Setembro. No desfile de 7 de setembro, o veto aos cavaleiros gerou confronto entre a Brigada Militar e um grupo que insistiu em desfilar.

Com mais de 10 anos de desfile, o narrador (único credenciador pelo MTG na cidade) Júlio Camargo Santos, 46 anos, acha “ridícula” a proibição.

— Preparamos os cavalos o ano inteiro para deixá-los bonitos para o desfile. As pessoas querem andar a cavalo neste período e, de forma ordeira, não vejo problema. O decreto coloca baderneiros e gente séria no mesmo lugar — reclama.

Para o prefeito, não há motivo para polêmica. As regras, segundo ele, garantem a segurança da população e deixa os festejos mais organizados.

>>> Leia a reportagem completa na Zero Hora deste sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário